Quais os ramos do nervo vago?
Índice
- Quais os ramos do nervo vago?
- Qual sistema nervoso O nervo vago se encaixa?
- O que o nervo Glossofaringeo inerva?
- Qual é a função do nervo Glossofaríngeo?
- O que fazer para melhorar nervo vago?
- Onde fica o nervo Frenico é vago?
- O que significa Glossofaríngeo?
- Qual o território de inervação do nervo Glossofaríngeo?
- O que é o Glossofaríngeo?
- Qual a origem do nervo vago?
- Como funciona o nervo vago no estômago?
- Como funcionam as fibras do nervo vago?
- Quais os sintomas de uma lesão ao longo do nervo vago?

Quais os ramos do nervo vago?
Devido a sua grande distribuição pelo corpo, ele possui 10 ramos: meníngeo, auricular, faríngeo, laríngeo, cardíaco, pulmonar, esofágico, gástrico, celíaco e hepático.
Qual sistema nervoso O nervo vago se encaixa?
O nervo vago ou pneumogástrico constitui, com o homólogo contralateral, o décimo (X) par de nervos cranianos. Esse nervo está incluído na porção craniana do sistema nervoso autônomo parassimpático e, dentre os nervos cranianos, é o que possui maior área de inervação, chegando às cavidades torácica e abdominal.
O que o nervo Glossofaringeo inerva?
Tem como função realizar a inervação parassimpática das vísceras torácicas e abdominais. Inerva também os músculos da laringe (nervo laríngeo recorrente – ramo do vago) e faringe.
Qual é a função do nervo Glossofaríngeo?
O nervo glossofaríngeo, também conhecido como IX par craniano, é um nervo misto, contendo função tanto motora como sensitiva. Além disso, apresenta funções parassimpáticas, as quais veremos posteriormente.
O que fazer para melhorar nervo vago?
Respire: Respiração diafragmática, lenta, rítmica, com uma quantidade aproximadamente igual de tempo de inspiração e expiração, estimula e tonifica o nervo vago.
Onde fica o nervo Frenico é vago?
O nervo frênico, no nível da raiz do pescoço, pouco antes de entrar no tórax, fica a frente da veia subclávia. Normalmente, é colocado de forma posterior, entre a veia e a artéria subclávia.
O que significa Glossofaríngeo?
adjetivo Que concerne ou pertence concomitantemente à língua e à faringe.
Qual o território de inervação do nervo Glossofaríngeo?
Nervo glossofaríngeo (IX)
Origem | Núcleo salivatório inferior; Núcleo ambíguo; Gânglios glossofaríngeos |
---|---|
Inervação | Motora: estilofaríngeo Sensitiva: Orofaringe, trompa auditiva, ouvido médio, terço posterior da língua, seio cavernoso, corpo carotídeo Especial: Paladar do terço posterior da língua |
O que é o Glossofaríngeo?
O Nervo glossofaríngeo (IX) é um dos pares de nervos cranianos, sendo responsável pela sensibilidade posterior da língua, tonsilas e mucosa da faringe. As sensações de vômito e reflexo da deglutição são desencadeadas por fibras do IX par craniano.
Qual a origem do nervo vago?
- Origem do nervo vago. O nervo vago é o maior nervo craniano e tem origem na parte de trás do bulbo raquidiano, uma estrutura cerebral que liga o cérebro com a medula espinal, e sai do crânio por uma abertura chamada de forame jugular, descendo pelo pescoço e tórax até terminar no estômago. Durante o trajeto do nervo vago, este inerva ...
Como funciona o nervo vago no estômago?
- O sistema nervoso autônomo controla a atividade do estômago através de: O nervo vago é o décimo nervo craniano (NC X) e é responsável pelo suprimento parassimpático do nervo para o estômago. Ele entra no abdome através do hiato esofágico no diafragma.
Como funcionam as fibras do nervo vago?
- As fibras continuam superiormente dentro do feixe nervoso principal do nervo vago e formam sinapses com o gânglio nodoso do nervo vago, também conhecido como gânglio inferior. Aqui tanto as fibras aferentes quanto as eferentes de todos os tipos se separam, e seguem o mesmo trajeto em direção ao cérebro ou na direção oposta.
Quais os sintomas de uma lesão ao longo do nervo vago?
- Os sintomas de uma lesão ao longo do nervo vago dependem de onde a lesão está localizada. Como o nervo vago e seus ramos inervam muitas estruturas diferentes no corpo, os sintomas podem variar desde paralisia palatina e faríngea, até anormalidades na secreção de ácido gástrico e na frequência cardíaca.