Qual é a função do mito As lágrimas de Potira?
Índice
- Qual é a função do mito As lágrimas de Potira?
- Qual a causa das lágrimas da índia Potira?
- Quem era Tupã na lenda As lágrimas de Potira?
- Quem foi a índia Potira?
- Em que momento da história começa o problema para Potira?
- Por que o Deus Tupã transformou as lágrimas de Potira em diamante?
- Porque o Deus Tupã transformou as lágrimas de Potira em diamante?
- O que o Tupã rei dos deuses resolveu fazer para aliviar um pouco o sofrimento de Potira?
- Quem são os antagonistas da história as lágrimas de Potira?

Qual é a função do mito As lágrimas de Potira?
A dor imensa da índia impressionou Tupã, o rei dos deuses. E este, para perpetuar a lembrança do grande amor de Potira, transformou suas lágrimas em diamantes. Daí a razão pela qual os diamantes são encontrados entre cascalhos dos rios e regatos.
Qual a causa das lágrimas da índia Potira?
A índia Potira, assim como seu nome, que significa flor, era linda e doce. Ela era casada com seu grande amor, Itagibá. Porém, o guerreiro partiu para uma guerra e nunca mais voltou. Dominada pela dor da ausência, Potira chorou e chorou.
Quem era Tupã na lenda As lágrimas de Potira?
Ele era um guerreiro poderoso e valente. O nome dele era Itagiba, que significa "braço forte". Ela era uma jovem e bela moça que tinha o nome de Potira, que quer dizer "flor". Os dois viviam um amor lindo numa felicidade que enchia os olhos.
Quem foi a índia Potira?
Segundo os mitos, Potira era uma linda e jovem índia que vivia com o seu marido Itagibá às margens de um rio que ficava próximo à aldeia da sua tribo. O seu esposo era um homem forte e muito corajoso, um guerreiro nato. ... Dias depois, os guerreiros retornaram, porém sem o esposo de Potira, que havia morrido na guerra.
Em que momento da história começa o problema para Potira?
Em que momento da história começa o problema para Potira? Resposta: Quando a tribo é invadida e Itagibá parte com os outros homens para a guerra.
Por que o Deus Tupã transformou as lágrimas de Potira em diamante?
Até que um dia, soube da morte do marido. Nesse momento, a índia derramou muitas lágrimas. Vencida pelo sofrimento, passou o resto da vida chorando, à beira do rio. Comovido com a dor de Potira, Tupã transformou suas lágrimas em diamantes, para eternizar a lembrança daquele amor.
Porque o Deus Tupã transformou as lágrimas de Potira em diamante?
Tupã, o deus dos índios, ficou com dó e transformou as lágrimas de Potira em diamantes, que se misturaram com a areia do rio. Daí a razão pela qual os diamantes são encontrados entre os cascalhos e areias do rio. Seu brilho e pureza recordam as lágrimas de saudade e de amor da índia Potira.
O que o Tupã rei dos deuses resolveu fazer para aliviar um pouco o sofrimento de Potira?
“... lágrimas abundantes.” 05 – O que o Tupã, rei dos deuses, resolveu fazer para aliviar um pouco o sofrimento de Potira? Transformou suas lágrimas em diamantes.
Quem são os antagonistas da história as lágrimas de Potira?
Os antagonistas dessa lenda são os povos que cobiçavam as riquezas das terras indígenas onde Potira e Itagibá moravam.