Qual é o verme causador da esquistossomose?
Índice
- Qual é o verme causador da esquistossomose?
- Qual o quadro clínico da esquistossomose?
- Qual a fisiopatologia da esquistossomose?
- Qual a morfologia da esquistossomose?
- Qual o mecanismo de ação do Praziquantel?
- Quem é o médico obstetra?
- Qual a função do obstetra?
- Qual a especialização do obstetra?
- Como funcionam as obstetrizes de baixo risco?

Qual é o verme causador da esquistossomose?
A esquistossomose é uma doença parasitária causada pelo Schistosoma mansoni.
Qual o quadro clínico da esquistossomose?
Os sintomas incluem febre, calafrios, tosse, náuseas, dor abdominal, mal-estar, mialgia, exantema urticariforme e eosinofilia marcante, assemelhando-se à doença do soro.
Qual a fisiopatologia da esquistossomose?
Fisiopatologia. O ciclo de vida do schistossoma é complexo e requer um hospedeiro intermediário e um definitivo. Inicialmente, as cercárias saem do caramujo e entram em humanos por via cutânea, podendo causar uma dermatite denominada “dermatite do nadador”.
Qual a morfologia da esquistossomose?
É uma larva com corpo e cauda, com 0,5 cm de comprimento. O corpo possui 0,2 mm por 0,7 mm e a cauda cerca de 300 microns. O corpo Page 3 tem uma ventosa oral e uma ventosa ventral. Com o auxílio destas ventosas o animal consegue se fixar em substratos.
Qual o mecanismo de ação do Praziquantel?
A ação anti-helmíntica do praziquantel deve-se provavelmente à inibição da bomba Na+, K+ dos esquistossomos, aumentando a permeabilidade da membrana do helminto a certos cátions monovalentes e divalentes, principalmente o cálcio que leva à intensificação da atividade muscular, seguida por contração e paralisia espática ...
Quem é o médico obstetra?
- Já o obstetra é o profissional que se forma em Medicina e faz residência em Ginecologia e Obstetrícia. O médico obstetra acompanha o pré-natal, diagnostica patologias, presta assistência ao parto normal de baixo e alto risco, realiza parto fórceps e cesarianas.
Qual a função do obstetra?
- É o obstetra que deve dizer a mulher a data provável do parto e aconselhar para o parto natural, vaginal ou a cesária mediante a necessidade. É também função do obstetra esclarecer todas as dúvidas da mulher em relação à gravidez, parto e maternidade. Ele deve acompanhar a mulher até pelo menos 6 semanas após o nascimento do bebê, ...
Qual a especialização do obstetra?
- O médico se forma em medicina e depois faz uma especialização na área de ginecologia e obstetrícia. Os obstetras podem atender partos em hospitais, clínicas ou em domicílio. Podem ser contratados por um hospital público ou privado, ou podem ter suas clínicas particulares, onde podem ou não aceitar convênios médicos.
Como funcionam as obstetrizes de baixo risco?
- O curso foi extinto e hoje atuam apenas a obstetrizes que se formaram até a década de 70. Suas funções são semelhantes às das Enfermeiras Obstetras. Em várias partes do mundo essas são as parteiras, “midwives”, ou “sage-femmes”, ou “comadronas” responsáveis pelos partos de baixo risco, tanto domiciliares como em hospitais ou em casas de parto.