Como o monóxido de carbono afeta a respiração celular?
Índice
- Como o monóxido de carbono afeta a respiração celular?
- Quantas moléculas de monóxido de carbono são formadas?
- Onde se encontra o monóxido de carbono?
- Qual a toxicidade por monóxido de carbono?
- Qual o efeito do monóxido de carbono no sangue?
- Quais os sintomas causados pela inalação de monóxido de carbono?

Como o monóxido de carbono afeta a respiração celular?
O monóxido de carbono prejudica ainda a utilização periférica do oxigênio interferindo na enzima citocromo-oxidase, de maneira similar, embora em menor intensidade que o cianeto. A inibição da citocromo-oxidase interfere na respiração celular e na geração de adenosina trifosfato.
Quantas moléculas de monóxido de carbono são formadas?
O monóxido de carbono é um gás incolor, sem cheiro, inflamável e tóxico. Sua fórmula molecular é CO. É constituído por uma molécula de carbono e oxigênio.
Onde se encontra o monóxido de carbono?
- Onde se encontra monóxido de carbono? Na Terra, o monóxido de carbono é encontrado principalmente na atmosfera. Ele pode ser produzido pela combustão incompleta de combustíveis fósseis ( carvão , gás natural, gasolina etc.) e outros compostos de carbono em condições de pouco oxigênio.
Qual a toxicidade por monóxido de carbono?
- O gás usado na cidade continha 20% de CO, de modo que a exposição a pequenas quantidades já presentava um risco importante de toxicidade. A primeira descrição da intoxicação por monóxido de carbono data de pelo menos 200 aC por Aristóteles.
Qual o efeito do monóxido de carbono no sangue?
- O monóxido de carbono causa efeitos adversos ao unir-se à hemoglobina para formar carboxihemoglobina (HbCO), impedindo assim o sangue de transportar oxigénio. O diagnóstico tem por base uma quantidade de HbCO no sangue superior a 3% entre não fumadores ou superior a 10% entre fumadores.
Quais os sintomas causados pela inalação de monóxido de carbono?
- Os sintomas causados pela inalação de monóxido de carbono dependem da concentração do gás no ambiente e do tempo de exposição a ele. A intoxicação por monóxido de carbono pode causar sintomas como fadiga, dores no peito, dores de cabeça, falta de ar, desorientação, tontura e perda de consciência.