O que é o marcapasso natural?
Índice
- O que é o marcapasso natural?
- Qual a função do marcapasso artificial no coração?
- Que estrutura cardíaca O marcapasso substitui?
- O que não pode fazer quando se tem marca-passo?
- O que são as células Marca-passo?
- É o principal marca-passo cardíaco?
- Quais são os componentes de um marca-passo implantável?
- Qual o tipo de marcapasso?
- Por que o marca-passo precisa ser substituído?
- Qual o tempo de troca do marcapasso?
- Posso alterar a programação do marcapasso?

O que é o marcapasso natural?
O coração depende de minúsculos impulsos elétricos que são percorridos das câmaras superiores para as inferiores. Estes impulsos normalmente começam no nó sinusal (marcapasso natural do coração) e permitem ao coração bater de forma rítmica.
Qual a função do marcapasso artificial no coração?
A função do dispositivo é controlar os batimentos cardíacos e, quando necessário, enviar impulsos elétricos para que eles sejam normalizados. O dia a dia do paciente não é alterado, podendo retornar às suas atividades normais após 30 dias.
Que estrutura cardíaca O marcapasso substitui?
O gerador, composto de circuitos e baterias, produz impulsos que permitem a contração cardíaca e o batimento normal do coração. O eletrodo substitui o sistema de condução (sistema elétrico natural do coração), levando os impulsos elétricos do gerador até o músculo cardíaco.
O que não pode fazer quando se tem marca-passo?
Também é recomendável evitar passar pelos detectores de metais, dispositivos antifurto de lojas, além do uso de travesseiros e colchões magnéticos. Outro cuidado que se deve tomar é em relação ao telefone celular e aos aparelhos de micro-ondas.
O que são as células Marca-passo?
Células marca-passo são estruturas especializadas na condução de estímulo nervoso pelo músculo cardíaco, estimulando sua contração.
É o principal marca-passo cardíaco?
O marca-passo natural do coração é o nódulo sinusal (nódulo SA). Através dele, inicia-se o impulso elétrico. O ritmo do nódulo SA torna-se o ritmo de todo o coração; por isso é chamado marca-passo.
Quais são os componentes de um marca-passo implantável?
O marca-passo artificial funciona com três componentes básicos: o gerador de impulso, os eletrodos e o programador. O gerador de impulso é implantando abaixo da pele e é o responsável por gerar impulsos para estimular o coração. Os eletrodos são responsáveis por conectar o coração ao gerador.
Qual o tipo de marcapasso?
- De um modo geral, o marcapasso é um aparelho eletrônico composto de duas partes: 1. caixa do marcapasso (gerador) que produz estímulos elétricos e 2. fio de comunicação (cabo-eletrodo), que leva estes estímulos ao coração para garantir os batimentos cardíacos. Existem diversos tipos de marcapasso.
Por que o marca-passo precisa ser substituído?
- O marca-passo por ser um mecanismo mecânico, necessita após alguns anos de funcionamento, serem substituídos por outro. Em 1896, o médico inglês Stephen Paget previu que a cirurgia cardíaca já havia atingido os limites impostos pela própria natureza.
Qual o tempo de troca do marcapasso?
- O médico que avalia seu marcapasso irá decidir de quanto em quanto tempo você precisará voltar.A consulta para acompanhamento do marcapasso não substitui a consulta com seu cardiologista/clínico geral. Para trocar a bateria do marcapasso é preciso trocar toda a caixa de marcapasso por uma nova unidade. As baterias duram de 6 a 10 anos.
Posso alterar a programação do marcapasso?
- A programação do marcapasso pode ser alterada em qualquer momento que o médico julgar necessário, mesmo após o implante. Isso geralmente é feito no consultório médico, quando você voltar para consultas de acompanhamento. Alguns marcapassos podem ser acompanhados a distância pela equipe médica que lhe acompanha.