O que o mel pode causar em bebês?

O que o mel pode causar em bebês?
A revisão também aponta que não é recomendado dar mel para crianças com menos de um ano de idade , pois o mel de abelhas pode estar contaminado por uma bactéria (a Clostridium botulinum) que pode provocar uma doença (o botulismo) grave nos pequenos, que têm um sistema imune mais frágil.
O que é botulismo infantil?
botulismo infantil é uma infecção potencialmente fatal que provoca fraqueza muscular. Ele se desenvolve em bebês que ingerem alimentos contendo esporos da bactéria Clostridium botulinum.
Pode colocar mel no chá do bebê?
Colocar mel na chupeta de crianças até aos 2 anos ou dar chá de ervas para acalmar os incómodos de uma gripe ou constipação são mezinhas que podem ser perigosas. Recentemente, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge mostrou que, além do mel, os chás de ervas podem levar ao botulismo infantil.
Qual o problema de dar mel para o bebê?
- Tem problema dar mel para o bebê? Um dos problemas sérios de dar mel ao bebê é que pode haver esporos da bactéria Clostridium botulinum, que provoca o botulismo. Não importa a marca ou a procedência do mel, o perigo sempre existe.
Por que o mel não é importante para os bebés?
- "Mas o mel geralmente não é uma fonte de nutrição importante para os bebés, pelo que, para jogar pelo seguro, é preferível aguardar até aos 2 anos." Felizmente, o botulismo infantil é muito raro e tem uma elevada taxa de recuperação quando tratado devidamente.
Por que o mel é perigoso para os bebês?
- O mel, conhecido adoçante natural, obviamente contém açúcar. Além disso, pode ser um alimento perigoso para os bebês porque em alguns casos contém uma bactéria prejudicial aos pequenos. Muitas famílias consideram que o mel pode ajudar a adoçar naturalmente o leite e os alimentos que o bebê consome.
Será que as crianças podem comer mel?
- As crianças mais velhas e os adultos saudáveis, por outro lado podem comer mel sem problemas uma vez que o seu organismo consegue evitar o desenvolvimento dos esporos de “botulinum”. "O conselho a ter em mente é aguardar até o bebé ter 1 ano antes de lhe dar mel," explica Sajjad Yacoob, pediatra no Children's Hospital Los Angeles.