adplus-dvertising

Como é feita a retirada da veia safena?

Índice

Como é feita a retirada da veia safena?

Como é feita a retirada da veia safena?

Durante a safenectomia, o cirurgião fará um pequeno corte na virilha e outros na panturrilha e no tornozelo. Em seguida, através do corte na virilha, o médico deve inserir dentro da veia safena um tubo fino de plástico, chamado de fleboextrator, até alcançar o corte feito no tornozelo.

Quando a safena deve ser retirada?

Quando a safena deve ser retirada? A indicação de safenectomia ocorre quando a veia se encontra extremamente dilatada e com refluxo significativo. O refluxo ocorre quando o sangue, ao invés de ir em direção ao coração (para cima), ele vai em direção ao pé (para baixo).

Quando a gente tira a safena ainda tem possibilidade de ter Trambose?

Pode acontecer sim, porque a trombose venosa (TVP) acontece nas veias profundas, a veia safena é uma veia considerada superficial, e além disso a TVP é uma doença com VÁRIOS fatores de predisposição. Varizes é UM deles apenas, assim a cirurgia e o tratamento das veias alteradas reduz o risco relativo a isso.

Quanto custa uma cirurgia de retirada da veia safena?

Remoção da veia safena A diminuição da pressão dentro dos vasos das pernas reduz o volume das varizes e evita a formação de novas, resolvendo problemas com varizes muito grandes, mas também vasinhos. Dependendo da complexidade da cirurgia, o valor pode variar entre os 10 reais.

Quantas safenas temos em cada perna?

Cada pessoa tem quatro veias safenas na perna, então as opções para a cirurgia são muitas, de forma que a retirada de uma delas ainda deixa opções futuras. Nesse sentido, não retirar veias safenas doentes pensando em um dia ter infarto não é conduta que faça parte de qualquer recomendação médica.

Como chama a cirurgia de retirada da safena?

Embora a safenectomia, nome da cirurgia de varizes que envolve a retirada da safena, seja realizada desde o início do século passado, atualmente existem outras opções menos invasivas para tratar o problema, como a escleroterapia com espuma.

O que acontece quando a safena está comprometida?

Quando dilatadas, as safenas deixam de promover o retorno venoso adequadamente, podendo sobrecarregar outras veias, causando inchaço e dores nas pernas.

Como saber se a veia safena está comprometida?

Como saber se as safenas estão doentes? Habitualmente as pessoas que apresentam algum problema nas veias safenas desenvolvem os sintomas clássicos: dores e inchaço nas pernas. Além disso, elas podem estar dilatadas e serem identificadas pelo especialista durante a consulta médica.

O que acontece se tirar a safena?

A extração da safena não é prejudicial à circulação de sangue na perna. Caso a orientação seja retirá-la, certamente é porque não desempenha sua função e o organismo está habituado a trabalhar sem ela.

Quais os sintomas de problemas na veia safena?

Provoca os sintomas de dor, sensação de peso, cansaço e inchaço. Nos casos mais crônicos pode evoluir para alterações de pele tipo o eczema (uma alergia que coça muito), o escurecimento (dermatite ocre), a inflamação (chamada de lipodermatoesclerose) e por fim o pior que é a úlcera varicosa.

Quais são as opções de tratamento para a safena?

  • Atualmente existem algumas opções de tratamento para a veia safena. Escleroterapia com espuma, tratamento da safena com laser, tratamento da safena com radiofrequência e a remoção das veias safenas estão entre as modalidades mais comuns.

Quais os riscos de retirar a safena?

  • Riscos da cirurgia para retirar a safena. Apesar de ser uma cirurgia com poucos riscos, a safenectomia pode ter algumas raras complicações, como a lesão de nervos próximos à veia, o que pode provocar formigamento e perda da sensibilidade, além de sangramento, tromboflebite, trombose da perna ou embolia pulmonar.

Quanto Tempo Demora a recuperação desta cirurgia de varizes?

  • A recuperação desta cirurgia de varizes acontece em cerca de 1 a 2 semanas, ... e o tempo de cirurgia, geralmente, é de cerca de 2 horas. A safena é uma grande veia que vai da virilha, passa pelo joelho, onde se divide em duas, a safena magna e a safena parva, que continuam até os pés.

Como ficar estável após a cirurgia?

  • Após a cirurgia, o paciente precisa ficar internado numa UTI durante 2 a 3 dias, para fazer avaliações constantes dos sinais vitais e despistar possíveis complicações da cirurgia. Depois de ser considerado estável, pode ser para um quarto do hospital, onde continuará tomando analgésicos para evitar as dores e possíveis desconfortos no peito.

Postagens relacionadas: