O que o Locatario deve pagar no condomínio?
Índice
- O que o Locatario deve pagar no condomínio?
- Quais taxas são de responsabilidade do inquilino?
- Quem paga as melhorias no condomínio?
- O que é aluguel e condomínio?
- Quem paga as despesas de cartório no contrato de aluguel?
- Quem paga reforma no condomínio inquilino ou proprietário?
- Quem paga a reforma do imóvel alugado?
- Como o condomínio pode cobrar do próprio inquilino?
- Por que a locadora é cobrada pelo Condomínio?
- Será que o condomínio tem relação jurídica com o inquilino?
- Como tirar as dúvidas sobre inquilinos em condomínios?

O que o Locatario deve pagar no condomínio?
É o inquilino quem paga as despesas ordinárias do condomínio como salários, despesas de água, luz, esgoto, limpeza e manutenção. Só em caso de despesas extraordinárias que o locador toma a responsabilidade para si. Por exemplo, a pintura de fachadas do condomínio e reformas nas áreas externas.
Quais taxas são de responsabilidade do inquilino?
São de responsabilidade do inquilino todas as despesas ordinárias do condomínio, ou seja, de manutenção, como:
- Salários e encargos trabalhistas dos funcionários;
- Limpeza, conservação e pintura das instalações e dependências de uso comum;
- Consumo de água, luz, esgoto;
- Manutenção e conservação dos jardins.
Quem paga as melhorias no condomínio?
É o proprietário do imóvel quem paga por qualquer despesa com reforma ou reparo na estrutura do imóvel, como pintura de fachada, ampliações, iluminação e instalação de equipamentos de segurança, de incêndio, de telefonia, de esporte e de lazer.
O que é aluguel e condomínio?
Aluguel e condomínio são coisas diferentes. A taxa de condomínio é uma cota de pagamento proporcional a cada unidade residencial para cobrir despesas da área comum, ou seja, despesas que são compartilhadas por todos os condôminos (moradores do condomínio). Ela pode ser cobrada como rateio ou taxa fixa.
Quem paga as despesas de cartório no contrato de aluguel?
A Lei do Inquilinato em seu artigo 22 determina que o locador deve pagar estas taxas.
Quem paga reforma no condomínio inquilino ou proprietário?
Em resumo, o inquilino paga as despesas ordinárias do condomínio, como salários, despesas de água, luz, esgoto, limpeza e manutenção. Cabe ao locador arcar com as despesas extraordinárias como pintura e reformas.
Quem paga a reforma do imóvel alugado?
Durante a locação, é obrigação do proprietário manter a forma e o destino do imóvel. Ou seja, qualquer manutenção ou reforma referente à estrutura será custeada por ele. Paredes, muros, telhado, danos causados por ações da natureza, tudo isso será sua responsabilidade.
Como o condomínio pode cobrar do próprio inquilino?
- Há entendimentos que o condomínio até pode cobrar do próprio inquilino, mas via de regra, é o condômino (proprietário) o acionado nesses casos. Há também uma alternativa para o condomínio não precisar ‘conviver’ com esse morador, como explica André Junqueira.
Por que a locadora é cobrada pelo Condomínio?
- Se a locadora é cobrada pelo condomínio em relação à multas por infrações cometidas pela locatária, o direito de regresso é claro, sendo que eventual incorreção da aplicação da penalidade deve ser discutida ao condomínio.
Será que o condomínio tem relação jurídica com o inquilino?
- Algo importante de se notar é que o condomínio não tem relação jurídica com o inquilino, mas sim com o proprietário. Isso significa que o condomínio, ao reportar problemas de multas, no momento de cobrar, de comunicar sobre assembleias, e até de prestar contas, deve fazê-lo ao proprietário.
Como tirar as dúvidas sobre inquilinos em condomínios?
- Pensando em tirar essas - e outras - dúvidas sobre o assunto, o SíndicoNet trouxe as 15 perguntas mais comuns sobre inquilinos em condomínios para você aprender tudo sobre o assunto! Confira! 1. Inquilino é considerado condômino? O inquilino não é considerado condômino.