Porque foi escrito o livro de Deuteronômio?

Porque foi escrito o livro de Deuteronômio?
Jesus usou versículos de Deuteronômio para livrar-se das tentações de Satanás (ver Deuteronômio 6:13, 16; 8:30; Mateus 4:1–11) e para explicar qual era o maior de todos os mandamentos da lei (ver Deuteronômio 6:5; Mateus 22:36–38).
Qual a composição do Livro do Deuteronômio?
- O livro do Deuteronômio foi concluído no período do exílio na Babilônia. Podemos distinguir três partes principais na composição do livro: os fatos, a memória e a composição. Os fatos narrados no Deuteronômio vão desde a saída do Egito até as vésperas da entrada na Terra Prometida.
Qual é a autoria de Deuteronômio?
- Na verdade o próprio livro de Deuteronômio afirma a autoria de Moisés (Deuteronômio 1:1,5; 31:22). Outros textos no Antigo e no Novo Testamento também testificam que Moisés foi quem escreveu Deuteronômio.
Quais são os versículos finais do Deuteronômio?
- Nos versículos finais ( Deuteronômio 34:10-12 ), a frase "não se levantou mais em Israel profeta algum como Moisés" é uma reivindicação da autoridade da visão teológica deuteronomística e revela sua insistência que a adoração de Javé, o Deus único de Israel, é a única religião permitida por ter recebido a aprovação do maior dos profetas.
Qual o profeta do Deuteronômio?
- Em Deuteronômio 18:15-19, Moisés profetiza sobre um outro profeta – o maior Profeta de todos, o Messias. Assim como Moisés, Ele iria receber e pregar revelação divina e conduzir o Seu povo (João 6:14; 7:40). Aplicação Prática: O livro do Deuteronômio ressalta a importância da Palavra de Deus. É uma parte vital da nossa vida.