É perigoso cisto pilonidal?
Índice
- É perigoso cisto pilonidal?
- Como evitar que o cisto pilonidal volte?
- É possível viver com cisto Pilonidal?
- Quanto tempo dura a cirurgia de cisto Pilonidal?
- O que fazer para cisto Pilonidal?
- Qual anestesia é usada para cisto Pilonidal?
- Como curar o cisto pilonidal?
- Qual o risco do cisto pilonidal evoluir para câncer de pele?
- Como fazer o diagnóstico do cisto?
- Quais são os cistos inofensivos?

É perigoso cisto pilonidal?
O cisto pilonidal é uma doença muito comum, que não costuma provocar maiores complicações, apesar de ser muito desconfortável e ter tratamento difícil em alguns casos. A doença que ocorre predominantemente em homens jovens, entre os 15 e 25 anos de idade.
Como evitar que o cisto pilonidal volte?
Como é realizado o tratamento e como se prevenir do cisto pilonidal?
- Não permanecer longos períodos sentado;
- Tratar a obesidade e excesso de peso se for o caso;
- Manter a região sacrococcígea (cóccix) limpa e seca;
- Remover os pelos da região.
É possível viver com cisto Pilonidal?
O risco de transformação neoplásica é extremamente baixo, mas não podemos deixar de considerar. A transformação neoplasica de cistos pilonidais não operados é raríssima, menos de 0,1% dos casos. Não operar pode incorrer em aumento do cisto, e a necessidade de uma cirurgia mais extensa no futuro.
Quanto tempo dura a cirurgia de cisto Pilonidal?
A cirurgia a laser para remoção do cisto pilonidal costuma durar cerca de 30 minutos. Ela é feita com anestesia raquidiana e o paciente retorna para casa no mesmo dia. O procedimento é realizado através de uma fibra (catéter) inserido dentro das aberturas do cisto pilonidal.
O que fazer para cisto Pilonidal?
A lavagem com água morna ajuda a retirar secreção, resíduos de pelos e melhora a circulação de sangue, o que facilita a cicatrização. O segundo cuidado fundamental é a depilação porque a presença dos pelos não deixa o cisto melhorar. Vemos que a depilação mais indicada é a depilação a laser.
Qual anestesia é usada para cisto Pilonidal?
Ela é feita com anestesia raquidiana e o paciente retorna para casa no mesmo dia. O procedimento é realizado através de uma fibra (catéter) inserido dentro das aberturas do cisto pilonidal. O médico coloproctologista faz a limpeza minuciosa do local, com remoção de pêlos e tecidos.
Como curar o cisto pilonidal?
- Cisto pilonidal tem cura através de tratamento cirúrgico, no qual o cisto pilonidal é removido e o local é suturado ("costurado"). Porém, o fechamento cirúrgico da lesão só pode ser feito se o cisto não estiver inflamado ou infeccionado.
Qual o risco do cisto pilonidal evoluir para câncer de pele?
- O risco do cisto pilonidal evoluir para carcinoma epidermoide, um tipo de câncer de pele, é de apenas 0,02% a 0,1%. Apesar do carcinoma epidermoide ou espinocelular, como também é conhecido, ser o mais frequente nesses casos, o cisto pilonidal também pode evoluir para outros tipos de câncer, como carcinoma basocelular, sarcoma e melanoma.
Como fazer o diagnóstico do cisto?
- Para fazer o diagnóstico, o médico realizará um exame físico no paciente, seguido de uma série de perguntas para verificar se a causa para os sintomas está no histórico médico ou familiar do paciente. O médico pode querer também realizar uma biópsia do cisto. No entanto, para isso, ele precisará removê-lo cirurgicamente primeiro.
Quais são os cistos inofensivos?
- Estes tipos de cistos costumam ser inofensivos até que são infectados, momento no qual formam um abscesso que causar dor, secreção e inclusive febre, mal-estar e dor articular e/ou muscular em alguns casos.