adplus-dvertising

O que é a cachaça de alambique?

Índice

O que é a cachaça de alambique?

O que é a cachaça de alambique?

As Cachaças de Alambique são naturalmente fermentadas, com leveduras selvagens ou selecionadas. Pode-se, também, ocorrer o uso de fubá de milho ou arroz. A destilação do seu vinho (o caldo de cana já completamente fermentado) ocorre em um alambique de cobre.

Como é feita pinga de alambique?

A cachaça é o caldo de cana fermentado e destilado. Na fermentação, microorganismos conhecidos por leveduras convertem o açúcar da garapa em álcool. O produto resultante, chamado de vinho (como o suco fermentado de uvas) é aquecido em alambiques para finalmente transformar-se em cachaça.

Como a cachaça é produzida?

É feita com caldo de cana-de-açúcar: A cachaça tem a cana-de-açúcar como única matéria-prima e deve ser, obrigatoriamente, produzida do caldo fresco extraído da cana, chamado também de garapa ou suco da cana.

Como fazer uma boa cachaça?

  1. Plantação e colheita. Ao longo dos séculos, a aguardente já foi produzida no Brasil a partir de diversos derivados da cana: melaço, borras do melaço, mel de cana, melado e rapadura. ...
  2. Moenda e filtragem. ...
  3. Redução do brix. ...
  4. Fermentação. ...
  5. Destilação. ...
  6. Armazenamento e envelhecimento: ...
  7. Engarrafamento e rotulagem.

Qual o teor alcoólico da cachaça de alambique?

48% A graduação alcoólica da cachaça é um pouco menor da aguardente de cana. Varia de 38% a 48% de teor de álcool à temperatura de 20ºC.

O que é a cachaça artesanal?

A cachaça artesanal é composta pelo produto que sai no meio do processo de destilação conhecido como o "Coração da Cachaça". Na cauda e na cabeça (os líquidos que saem ao fim e ao início da destilação) podem haver elementos perigosos à saúde e a correta separação é fundamental para um produto de qualidade.

Como funciona um destilador de cachaça?

O caldo de cana fermentado é despejado no alambique para atingir a temperatura de 78, 3 graus em um caldeirão metálico de material de cobre. O álcool etílico evapora e passa por cano do alambique retornando ao seu estado líquido indo de encontro a uma água resfriada. A essência da cachaça está pronta.

Onde é feito a cachaça?

A cachaça é a bebida típica e exclusiva do Brasil, produzida no nosso litoral desde o começo do século XVI e que conquistou todos os cantos do país. Como destilado mais antigo da América, a cachaça faz parte da nossa gastronomia, cultura, história e identidade.

Onde é fabricada a cachaça?

Algumas regiões produtoras já são conhecidas pelo mercado brasileiro como sinônimos de qualidade. Em quase todos os estados encontramos produção de cachaça, mas Minas Gerais destaca-se como um dos maiores produtores de cachaça artesanal do Brasil. A cachaça mineira ganhou o Brasil e o Mundo e é sinônimo de qualidade.

Qual a origem da cachaça?

  • No caso das aguardentes envelhecidas, o produto final depende do tempo de repouso e do tipo de madeira do barril (o mais comum é o carvalho). A cachaça teria sido inventada ao acaso, no Brasil colonial e açucareiro.

Como é feito o aquecimento do alambique?

  • O aquecimento do alambique pode ser feito de forma direta ou indireta. (fogo direto na panela ou aquecimento a vapor) A destilação da cachaça industrial é feita em colunas de inox, enquanto a produção artesanal é feita em alambiques de cobre.

Como se faz a cachaça brasileira?

  • Ilustramos também com imagens para que você entenda melhor como se faz a aguardente brasileira. A cachaça é a bebida típica e exclusiva do Brasil, produzida no nosso litoral desde o começo do século XVI e que conquistou todos os cantos do país.

Como funciona a destilação de alambique artesanal?

  • O cobre presente nos alambiques age de forma a reduzir o teor de compostos sulfurados na cachaça – evitando a presença do desagradável odor de ovo podre. Durante a destilação em alambique artesanal são separados a cabeça, coração e calda. A cabeça e calda são descartadas, engarrafando apenas o coração – fração ideal para consumo.

Postagens relacionadas: