Quais as reações do carbonato de lítio?
Índice
- Quais as reações do carbonato de lítio?
- Para que serve o carbonato de lítio?
- Como o Lítio age no transtorno bipolar?
- Quando parar de tomar Lítio?
- Quais as informações contidas na bula de carbonato de litio?
- Quando foi descoberto o lítio?
- Qual a vantagem do lítio?
- Como o lítio encontra-se no corpo humano?

Quais as reações do carbonato de lítio?
Diarreia, vômitos, sonolência, fraqueza muscular e falta de coordenação podem ser os primeiros sinais de intoxicação de lítio, e podem ocorrer em concentrações de lítio abaixo de 2,0 mEq/L. Em concentrações mais elevadas podem ocorrer vertigem, ataxia, visão turva, zumbido aumento do débito urinário.
Para que serve o carbonato de lítio?
Carbonato de lítio é indicado no tratamento de episódios maníacos nos transtornos bipolares; no tratamento de manutenção de indivíduos com transtorno bipolar, diminuindo a frequência dos episódios maníacos e a intensidade destes quadros; na prevenção da mania recorrente; prevenção da fase depressiva e tratamento de ...
Como o Lítio age no transtorno bipolar?
A potencialização da queda do estresse oxidativo pode explicar como a medicação controla os sintomas depressivos.
Quando parar de tomar Lítio?
Um doente em tratamento com lítio deve parar de o tomar, suspender e contactar o Médico imediatamente, se surgirem alguns dos seguintes sintomas: Diarreia persistente. Vómitos ou náuseas acentuadas.
Quais as informações contidas na bula de carbonato de litio?
- Todas as informações contidas na bula de Carbonato de Lítio têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Carbonato de Lítio devem ser tomadas por ...
Quando foi descoberto o lítio?
- O lítio é um elemento da natureza que foi descoberto pelo patriarca da independência, José Bonifácio de Andrade e Silva. Na metade do século 19, os cientistas já tinham identificado seus efeitos terapêuticos, mas os psiquiatras só passariam a utilizá-lo, com maior frequência, em 1949 nos quadros de mania.
Qual a vantagem do lítio?
- Na opinião de Henrique Bottura, psiquiatra e diretor clínico do Instituto de Psiquiatria Paulista, a maior vantagem do lítio é que ele é um medicamento acessível e bastante eficaz entre os pacientes que apresentam boa resposta ao medicamento.
Como o lítio encontra-se no corpo humano?
- Visto existir, no seu estado normal, em pequenas quantidades na comida e na água, o lítio encontra-se no corpo humano. Estes vestígios, contudo, não têm expressão. Algumas rochas têm um alto teor de lítio e são estas as fontes de quase todo o lítio utilizado na indústria e na medicina.