Quem é o inventariante da partilha?
Índice
- Quem é o inventariante da partilha?
- Quem deve ser o inventariante?
- Em quais situações poderá ocorrer a remoção do inventariante?
- Quais são as atribuições comuns do inventariante?
- Qual é o processo de inventário?
- Quais são os tópicos relacionados ao inventário?
- Quais são os prazos do inventário e da partilha?

Quem é o inventariante da partilha?
E o que faz quem pode ser nomeado inventariante? O inventariante é a pessoa responsável pelos atos do processo e por administrar os bens durante o inventário. Deve chamar as pessoas ao processo, cuidar da manutenção dos bens, administrá-los para que não sofram prejuízos nem desvalorizem ou se percam.
Quem deve ser o inventariante?
617 do CPC expõe um rol taxativo, no qual o juiz nomeará inventariante, na seguinte ordem: I – o cônjuge ou companheiro sobrevivente, desde que estivesse convivendo com o outro ao tempo da morte deste; II – o herdeiro que se achar na posse e na administração do espólio, se não houver cônjuge ou companheiro sobrevivente ...
Em quais situações poderá ocorrer a remoção do inventariante?
No primeiro grupo estão as seguintes condutas: (i) não prestar, no prazo legal, as primeiras ou as últimas declarações e (ii) não dar ao inventário andamento regular, suscitar dúvidas infundadas ou praticar atos meramente protelatórios. ...
Quais são as atribuições comuns do inventariante?
- As atribuições comuns são os atos que o inventariante pode praticar de ofício. Já as especiais dependem de prévia autorização judicial, ouvidos os interessados. Art. 991.
Qual é o processo de inventário?
- O inventário é o procedimento que se realiza logo após a morte de uma pessoa. É o momento no qual se apuram os bens, direitos e dívidas do falecido, a fim de chegar ao que é a herança, a qual será distribuída aos herdeiros. O processo de inventário é a forma legal para que, ao final, seja feita a partilha justa dos bens entre os herdeiros.
Quais são os tópicos relacionados ao inventário?
- Tópicos relacionados: Arrolamento - Inventário Partilha - Inventário Inventário é o processo pelo qual se faz um levantamento de todos os bens de determinada pessoa após sua morte. Através deste são avaliados, enumerados e divididos os bens deste para os seus sucessores.
Quais são os prazos do inventário e da partilha?
- Através deste são avaliados, enumerados e divididos os bens deste para os seus sucessores. PRAZOS O processo de inventário e de partilha deve ser instaurado dentro de 2 (dois) meses, a contar da abertura da sucessão, ultimando-se nos 12 (doze) meses subsequentes, podendo o juiz prorrogar esses prazos, de ofício ou a requerimento de parte.