Qual a força de um cometa?
Índice
- Qual a força de um cometa?
- O que é a cauda de um cometa?
- Será que um cometa poderia ser mais devastador do que um asteroide?
- Por que os cometas podem viajar mais rápido do que os asteroides?
- Qual foi o último impacto de um asteroide de 10 km de diâmetro?
- Quais são os impactos de pequenos asteroides?

Qual a força de um cometa?
Os fluxos de poeira e gás liberados formam uma enorme e extremamente tênue atmosfera em torno do cometa, chamada de coma, e a força exercida na coma pela pressão de radiação do Sol, e o vento solar, fazem com que uma enorme cauda se forme, que sempre aponta para longe do Sol.
O que é a cauda de um cometa?
A cauda é um rastro de poeira e gases ionizados (em azul, na foto) que pode se estender por algumas centenas de milhões de quilômetros e que o cometa vai deixando pelo caminho.
Será que um cometa poderia ser mais devastador do que um asteroide?
- Os especialistas de plantão afirmam: o impacto de um cometa poderia ser muito mais devastador do que uma colisão com um asteroide. Por quê?
Por que os cometas podem viajar mais rápido do que os asteroides?
- No momento do impacto, os cometas podem viajar até três vezes mais rápidos do que os asteroides. Só para você ter ideia, isso significa que um cometa poderia gerar um poder de destruição nove vezes maior do que um asteroide da mesma massa. Existe algum método de prevenção?
Qual foi o último impacto de um asteroide de 10 km de diâmetro?
- O último impacto conhecido de um objeto de 10 km ou mais de diâmetro foi o evento de extinção do cretáceo-terciário, há cerca de 65 milhões de anos. Asteroides com diâmetros de 5-10 m atingem a atmosfera terrestre aproximadamente uma vez por ano, com tanta energia quanto a Little Boy, a bomba atômica de Hiroshima, com aproximadamente 15 quilotons.
Quais são os impactos de pequenos asteroides?
- Através da história, centenas de eventos de impacto menores (e explosões de bólidos) têm sido registrados, com algumas ocorrências causando mortes, ferimentos, danos a propriedades e outras consequências localizadas significantes. Frequência de pequenos asteroides, de cerca de 1 a 20 metros de diâmetro, que impactam a atmosfera da Terra.