Qual a destinação dos impostos pagos por nós e pelas empresas?
Índice
- Qual a destinação dos impostos pagos por nós e pelas empresas?
- Onde é aplicado o dinheiro dos impostos?
- Por que o governo federal começou a criar impostos?
- Por que o dinheiro que usamos para pagar os impostos?
- Como seria o dinheiro revertido em impostos?
- Como o governo federal começou a criar as contribuições?

Qual a destinação dos impostos pagos por nós e pelas empresas?
Segundo o site da Receita Federal, o dinheiro que usamos para pagar os impostos é utilizado diretamente pelo Governo Federal. Parte considerável deles retorna aos Estados e municípios para ser aplicada em suas administrações. No total, são mais de 80 impostos, taxas e contribuições no país.
Onde é aplicado o dinheiro dos impostos?
Para onde vai todo esse dinheiro? Parte dos recursos arrecadados é repassada para os Estados e Municípios, para que eles possam pagar as despesas da própria máquina pública e oferecer a estrutura necessária para a população em diversos âmbitos: na saúde, educação, cultura, lazer, entre outros.
Por que o governo federal começou a criar impostos?
- “Por isso o governo federal parou de criar impostos e começou a criar as contribuições”, explica João Eloi Olenike, presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Mas há exceções, e a própria Cide é uma delas: parte de sua arrecadação vai para estados e municípios.
Por que o dinheiro que usamos para pagar os impostos?
- Segundo o site da Receita Federal, o dinheiro que usamos para pagar os impostos é utilizado diretamente pelo Governo Federal. Parte considerável deles retorna aos Estados e municípios para ser aplicada em suas administrações.
Como seria o dinheiro revertido em impostos?
- O dinheiro revertido em impostos seria, então, para manter com eficiência e qualidade as frotas de ônibus do sistema público de transporte do país, assim como os hospitais, postos de saúde e pronto-socorros de todo o território nacional.
Como o governo federal começou a criar as contribuições?
- Em geral, as contribuições não são partilhadas entre os entes da federação. “Por isso o governo federal parou de criar impostos e começou a criar as contribuições”, explica João Eloi Olenike, presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).