Qual a importância do helenismo grego?

Qual a importância do helenismo grego?
A era helenística conheceu o incrível progresso da história, com destaque para Polibius; a ascensão da matemática e da física, campos nos quais surgem Euclides e Arquimedes; o desenvolvimento da astronomia, da medicina, da geografia e da gramática.
Qual a origem do helenismo?
- Seu início está intrinsecamente ligado à figura de Alexandre, o Grande, rei da Macedônia, e às suas expedições e conquistas. A palavra helenismo, do grego hellenismós, significa “falar grego”. Assim, helenista é o nome dado àqueles que utilizaram o idioma grego para se comunicar.
Qual a origem da civilização helenística?
- A civilização helenística foi o resultado da fusão de diversas sociedades, principalmente grega, persa e egípcia. A grande obra de Alexandre Magno no plano cultural sobreviveu ao esfacelamento de seu império territorial.
Por que o helenismo foi marcante para a filosofia?
- O período helenista também foi marcante para a filosofia. Neste período, a forma de pensar ocidental, até então predominante apenas na Grécia, passa a ser expandida para outros locais. Também foi durante o helenismo que novas escolas filosóficas como o estoicismo, o epicurismo, o cinismo e o ceticismo surgiram.
Quais as descobertas científicas realizadas no período helenista?
- As descobertas científicas ocorridas no período helenista são úteis até os dias atuais. Neste período, teve destaque o grande matemático Arquimedes de Siracusa, que descobriu o cálculo integral, a lei da impulsão e inventou o planetário e a bomba aspirante.