O que é glifosato e para que serve?
Índice
- O que é glifosato e para que serve?
- Em que é usado o glifosato?
- Como é feito o glifosato?
- O que o glifosato faz na planta?
- Qual o mal que o Roundup faz?
- Por que o glifosato é um herbicida tão polêmico?
- Quais são os riscos do glifosato?
- Por que o glifosato é polêmico?
- Quais as formas de exposição ao glifosato?
- Como é utilizado o glifosato na plantação?

O que é glifosato e para que serve?
O herbicida à base de glifosato é aplicado nas folhas de plantas daninhas, aquelas que nascem espontaneamente no meio das lavouras e prejudicam a produção agrícola. Ele bloqueia a capacidade da planta de absorver alguns nutrientes. “É um produto usado para matar planta”, resume Luiz Cláudio Meirelles.
Em que é usado o glifosato?
Herbicida mais utilizado no mundo atualmente, o glifosato foi descoberto pela Monsanto em 1970. O defensivo é usado para eliminação de ervas daninhas na agricultura, agindo através do bloqueio de uma enzima que faz parte da síntese de aminoácidos essenciais para o desenvolvimento das plantas.
Como é feito o glifosato?
O glifosato (N-(fosfonometil)glicina) é um herbicida sistêmico de amplo espectro e dessecante de culturas. É um composto organofosforado, especificamente um fosfonato. É usado para matar ervas daninhas, especialmente as folhosas perenes e gramíneas que competem com as culturas.
O que o glifosato faz na planta?
A molécula de glifosato age na planta através do bloqueio da enzima 5-enolpiruvato- shiquimato-3-fosfato sintase (EPSPS), que faz parte da via de biossíntese de aminoácidos aromáticos essenciais para o desenvolvimento da planta.
Qual o mal que o Roundup faz?
A agência americana de proteção ao meio ambiente (US Environmental Protection Agency, EPA) detalhou os efeitos nocivos para a saúde que pode provocar a exposição a importantes doses de Roundup: “congestão pulmonar e aceleração do ritmo respiratório”, entre outros.
Por que o glifosato é um herbicida tão polêmico?
O glifosato, herbicida mais utilizado do mundo, é acusado de provocar câncer, mas até agora poucos países proibiram o uso da substância. Desde 2015, a substância é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como "cancerígeno provável".
Quais são os riscos do glifosato?
- O glifosato é um tipo de herbicida que é muito utilizado por agricultores em todo o mundo para evitar o crescimento de ervas daninhas em plantações. Por ser um produto químico e ter um forte efeito, o glifosato tem levantado várias questões sobre a sua segurança. Veja quais os riscos e como...
Por que o glifosato é polêmico?
- Entenda, abaixo, por que o glifosato é polêmico e como se tornou o membro mais notável da família dos agrotóxicos. O que é o glifosato? Trata-se de um princípio ativo, isto é, uma molécula desenvolvida na fabricação de produtos químicos. Inicialmente, o glifosato surgiu na indústria farmacêutica e também chegou a ser usado para limpar metais.
Quais as formas de exposição ao glifosato?
- O risco de exposição ao Glifosato é maior em pessoas que trabalham diretamente com o herbicida, como os agricultores. As formas mais comuns de exposição incluem o contato com a pele e olhos, inspiração do produto na hora da aplicação e ingestão acidental, que pode acontecer quando se lava mal as mãos após a utilização.
Como é utilizado o glifosato na plantação?
- Por esse motivo, este herbicida é utilizado nas plantações especialmente após a colheita ou antes da plantação, quando apenas existem ervas daninhas que se pretendem eliminar. Por ter este potente mecanismo de ação, e por ser tão amplamente utilizado, o glifosato tem levantado várias questões sobre a segurança do seu uso.