Qual é a diferença do remédio original para o genérico?
Índice
- Qual é a diferença do remédio original para o genérico?
- Quais são os remédios genéricos?
- Como saber se o medicamento é referência ou similar?
- O que diz a lei do genérico?
- Qual a diferença entre medicamentos éticos genéricos e similares?
- Porque o medicamento genérico foi desenvolvido?
- Qual a etimologia da palavra genérico?
- Qual é o medicamento genérico?
- Quais são os nomes da versão genérica?
- Como o remédio genérico faz o mesmo efeito que o original?

Qual é a diferença do remédio original para o genérico?
A fórmula do genérico é a mesma do remédio original, com o mesmo princípio ativo, concentração e ação no organismo. A diferença é que não pode ter marca - a embalagem deve apresentar apenas o princípio ativo que está na fórmula, como Paracetamol ou Ácido acetilsalicílico, por exemplo.
Quais são os remédios genéricos?
Os genéricos são medicamentos que apresentam o mesmo princípio ativo que um medicamento de referência. Ele nada mais é do que a cópia do medicamento, cuja patente deixou de estar em vigor, perdendo assim, a exclusividade e sendo possível a fabricação da versão genérica.
Como saber se o medicamento é referência ou similar?
O medicamento similar é identificado pela marca ou nome comercial e possui o mesmo princípio ativo de um medicamento de referência....A diferença entre eles está relacionada a alguns aspectos, como:
- Prazo de validade do medicamento;
- Embalagem;
- Rotulagem;
- Tamanho e forma do produto.
O que diz a lei do genérico?
LEI Nº 9.787, DE 10 DE FEVEREIRO DE 1999. Altera a Lei no 6.360, de 23 de setembro de 1976, que dispõe sobre a vigilância sanitária, estabelece o medicamento genérico, dispõe sobre a utilização de nomes genéricos em produtos farmacêuticos e dá outras providências.
Qual a diferença entre medicamentos éticos genéricos e similares?
De acordo com a Anvisa, os medicamentos similares têm por característica manter os mesmos princípios ativos, na mesma concentração, mesma dose e mesma forma farmacêutica do que aqueles medicamentos de referência ou os genéricos. A diferença está no fato de que esses medicamentos possuem marca e nome fantasia.
Porque o medicamento genérico foi desenvolvido?
O que são? São medicamentos que têm as mesmas características e produzem no organismo os mesmos efeitos que um medicamento de marca, mas não têm nome comercial e são vendidos pelo princípio ativo (substância que produz os efeitos terapêuticos).
Qual a etimologia da palavra genérico?
- Etimologia (origem da palavra genérico). Gênero + ico; pelo francês générique. substantivo masculino [Informal] Medicamento Genérico. Medicamento caracterizado pelo princípio ativo e não pela marca que o fabrica. Etimologia (origem da palavra genérico). Gênero + ico. Sinônimos de Genérico. Genérico é sinônimo de: geral, universal
Qual é o medicamento genérico?
- Um medicamento genérico é um medicamento com a mesma substância ativa, forma farmacêutica, dosagem e com a mesma indicação farmacológica que o medicamento de marca o qual foi baseado, chamado "medicamento de referência ", sem no entanto apresentar nome comercial.
Quais são os nomes da versão genérica?
- Claro, os próprios nomes já dizem. Um se trata da versão original e o outro da versão genérica. Conheça as diferenças e semelhanças entre os dois tipos e entenda o que cada um oferece para o consumidor.
Como o remédio genérico faz o mesmo efeito que o original?
- O remédio genérico faz o mesmo efeito do que o original? Quando o remédio genérico passou a ser comercializado no Brasil, há cerca de 20 anos, começaram a circular mitos e rumores de que ele não possuía os mesmos efeitos práticos dos originais, não conseguindo, por sua vez, atingir os mesmos resultados satisfatórios que os remédios de referência.