O que o frio tem a ver com a gripe?

O que o frio tem a ver com a gripe?
Não, mas pode facilitar. Muitos vírus, incluindo o rinovírus, o culpado mais frequente do resfriado comum, e o influenza, responsável pela gripe, permanecem infecciosos por mais tempo e se replicam mais rapidamente em temperaturas mais frias.
Porque tomar friagem da gripe?
Gripes e resfriados são causados por vírus, não por pegar friagem. O que causa essa associação é que o frio pode agravar as alergias e facilitar o surgimento de algumas doenças respiratórias. Isso acontece porque, quando a temperatura cai, o ar fica mais seco e isso resseca as mucosas do aparelho respiratório.
O quê friagem causa?
O inverno vai chegando e as pessoas se concentram mais em locais fechados para se aquecer, não é mesmo? Porém, como o ar está mais seco e frio nessa época do ano, ele fica mais carregado de partículas de ácaros e poluição, o que pode causar diversas doenças como sinusite, resfriado, alergias, pneumonia, gripes, etc.
Por que a gripe e o resfriado são diferentes?
- As duas condições têm sintomas parecidos, mas são na verdade bem diferentes. A gripe é causada por mutações do vírus influenza, ao passo que o resfriado pode ser causado por mais de 200 tipos de vírus. O resfriado vai fazer com que você se sinta "podre", mas seus sintomas aparecem de maneira gradual.
Quais são os tipos de gripe?
- A gripe é causada pelo vírus influenza, que pode ser dos tipos A ou B. Cada uma dessas categorias se divide em outros subtipos – dentro do A, está o H1N1; e, do B, o Yamagata, por exemplo. Seus principais sintomas são febre alta, dor intensa no corpo, tosse, dor de garganta e cansaço.
Por que o vírus gripe se multiplica mais facilmente no frio?
- Assim, fica mais fácil para as pessoas doentes transmitirem o vírus para as outras que estão próximas. A contaminação acontece através de gotículas expelidas pelas vias aéreas, que podem se fixar em objetos. O mito também pode ser explicado pelo fato de que alguns tipos de vírus da gripe se multiplicam mais facilmente no frio.
Qual a relação entre temperatura do ambiente e gripe?
- Mas a relação entre a temperatura do ambiente e gripe não existe. É mais um daqueles mitos que, de tão propagados, é difícil acreditar que não são verdade. O que acontece é que, em dias gelados, as pessoas costumam passar mais tempo em ambientes fechados – seja em casa, escola, trabalho ou ambientes de encontros coletivos.