adplus-dvertising

Qual a importância do filósofo Kant para o pensamento iluminista?

Índice

Qual a importância do filósofo Kant para o pensamento iluminista?

Qual a importância do filósofo Kant para o pensamento iluminista?

Como tal, pode ser considerado o maior filósofo alemão do Iluminismo (Aufklärung) europeu. Kant seguiu fielmente sua própria máxima: "Tenha coragem de usar sua própria razão." Ao apontar os limites da razão pura, elevou o pensamento a um nível superior, de clareza e reflexão.

Quem foi o filósofo de Kant?

  • Nascido em Königsberg (17) na Alemanha. Considerado por muitos estudiosos o principal filósofo da era moderna, a filosofia de kant é amplamente estudada por vários cenários acadêmicos, políticos, éticos e morais da atualidade.

Como nasceu o Iluminismo?

  • No final do século XVIII Kant estimulava o homem (europeu) a “ousar pensar”. O projeto do Iluminismo funda-se, portanto, na emancipação do ser humano, ou seja, no reconhecimento da sua capacidade de pensar e de decidir por si mesmo. Na origem desse movimento está Descartes, que afirmara: “Penso, logo existo” (“Cogito, ergo sum”).

Qual o estilo literário de Kant?

  • As obras de Kant possuem uma rara erudição, um estilo literário único e um rigor metodológico e filosófico inigualável. Professor da Universidade de Königsberg por quase cinco décadas, o docente e pesquisador dedicou-se a escrever sobre Lógica, Metafísica, Teoria do Conhecimento e Ética e Filosofia moral.

Quais são os principais livros de Kant?

  • Alguns dos principais livros de Kant são: Crítica da razão pura, Crítica da razão prática, Crítica da faculdade de julgar e Fundamentação da Metafísica dos costumes. Extremamente rigoroso e metódico, o filósofo nunca se casou e não teve filhos, dedicando-se, quase integralmente, à pesquisa e à docência em Filosofia.

Postagens relacionadas: