Onde o césio-137 é usado?
Índice
- Onde o césio-137 é usado?
- Onde está o material contaminado do césio-137?
- O que foi feito com o material contaminado com o césio-137?
- Quais são as principais reações do césio?
- Por que o césio é perigoso para a saúde?
- Por que o césio é semelhante ao potássio?
- Por que o césio é usado para tratamentos oncológicos?

Onde o césio-137 é usado?
O césio-137, porém, possui vários usos benéficos, como pelas indústrias, na conservação de alimentos e, principalmente, na medicina. No aparelho de radioterapia, seu feixe radioativo é usado para atacar as células cancerígenas, e o chumbo da cápsula impede que essa radiação atravesse e contamine os materiais ao redor.
Onde está o material contaminado do césio-137?
São mais de 6 mil toneladas de lixo contaminado com o césio-137, como roupas, móveis e até casas. Todo o material está em um imenso depósito, em Abadia de Goiás, a 20 km da capital.
O que foi feito com o material contaminado com o césio-137?
A retirada de todo o material contaminado com o césio-137 rendeu cerca de 6000 toneladas de lixo (roupas, utensílios, materiais de construção etc.).
Quais são as principais reações do césio?
- Quimicamente falando, o Césio é um metal capaz de formar sais por meio da reação com outros elementos. Além da formação de sais, o Césio-137 também é utilizado como catalisador. Essa utilização é vista, principalmente, na hidrogenação catalítica e na síntese orgânica. As principais reações do Césio são:
Por que o césio é perigoso para a saúde?
- Apesar da perigosidade do elemento, o Césio também é utilizado em benefício da saúde. Isso porque, os aparelhos de radioterapia, por exemplo, utilizam o elemento radioativo para tratamentos oncológicos.
Por que o césio é semelhante ao potássio?
- Tem mais depois da publicidade ;) Por ser um elemento da família dos metais alcalinos (família 1 na Tabela Periódica), o Césio é semelhante ao potássio (K) (que também pertence a essa família) e é capaz de substitui-lo nos tecidos vivos.
Por que o césio é usado para tratamentos oncológicos?
- Isso porque, os aparelhos de radioterapia, por exemplo, utilizam o elemento radioativo para tratamentos oncológicos. Dessa forma, as partículas atômicas emitidas pelo Césio conseguem atingir células cancerígenas, por exemplo. Na natureza, o Césio-137 é encontrado em minerais como o pollucite e a lepidolita.