adplus-dvertising

Qual a moral do filme A Onda?

Índice

Qual a moral do filme A Onda?

Qual a moral do filme A Onda?

Dirigido por Denis Gansel, A Onda traz a seguinte trama: Rainer Wegner, professor, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder.

O que podemos aprender com o filme A Onda sobre relações de dominação?

O filme mostra a imagem de liderança que os jovens constroem em relação ao professor e as consequências dessa legitimação indireta de poder. Nesse contexto, o sociólogo Theodor Adorno ressalta a importância da educação para que Auschwitz não se repita.

Qual a mensagem central do filme A Onda?

A mensagem no decorrer do filme consegue enaltecer as qualidades que poderiam decorrer de um regime ditador e vai sucumbindo até suas piores consequências. O diretor leva muito bem este caminho, porem com continuidade obvia, o que não chega nem por um momento a ser defeito.

Por que a onda acabou?

  • Assumindo que foi longe demais, ele pede perdão e declara que A Onda acabou. Revoltado, Tim aponta a sua arma para o grupo e acaba ferindo um dos colegas. Em seguida, percebendo que o movimento realmente acabou, ele comete o suicídio na frente de todos. O filme termina com o professor sendo preso e levado no carro da polícia.

Quem é o jovem que mais se dedica à onda?

  • Tim é o jovem que mais se dedica à Onda, fazendo do movimento a sua principal motivação para viver. Ele, que antes vivia cometendo pequenos crimes, passa a se dedicar de corpo e alma aos conceitos de disciplina e responsabilidade. Karo é uma jovem inteligente e decidida que se insurge contra a Onda.

Quem é o líder da onda?

  • Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de “A Onda”. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e “A Onda” já saiu de seu controle.

Postagens relacionadas: