Em que se baseava a economia feudal?

Em que se baseava a economia feudal?
A Economia Feudal era agrária e autossuficiente, dedicada ao consumo local e não ao comércio. As mercadorias eram trocadas por meio de escambo e não de moedas. Sua atividade principal se desenvolveu em meio a um sistema social estamental (camadas sociais) sem mobilidade entre reis, clero, nobres e servos.
Que era o senhor feudal?
O feudo era composto pelo senhor feudal e por camponeses, livres ou em servidão. ... Além disso, como dito, o senhor feudal, em geral, era membro da nobreza, o que lhe garantia plenos poderes para governar o feudo da maneira que lhe fosse conveniente, garantindo assim a exploração.
Quais são as características do feudalismo?
- Assim como outros períodos de nossa história, o Feudalismo traz consigo uma série de características marcantes. Entre elas, podemos citar: existência do trabalho servil. A sociedade feudal era uma estrutura fortemente estamental e fixa.
Como ocorre com o feudalismo na Europa?
- Com a sucessão de reis, o Reino Franco passa a ser fragmentado entre os filhos do Rei Luís, o Piedoso, a partir do Tratado de Verdun. Com isso, os feudos se tornam hereditários e o Feudalismo começa a atuar de fato na sociedade europeia.
Quando começou a crise do feudalismo?
- O feudalismo está relacionado à crise do escravismo romano, quando aconteceu uma ruralização, em detrimento da vida urbana. Logo depois, quando as invasões germânicas começaram a ser constantes, as antigas vilas romanas transformaram-se cada vez mais em unidades autossuficientes.
Qual a origem do feudalismo na Igreja?
- Muitas vezes um rei ou um senhor feudal doava terras para a Igreja em sinal de sua devoção religiosa. Dessa forma, a Igreja também se tornou uma grande “senhora feudal”. No século X, o feudalismo atingiu o seu auge, tornando-se uma forma de organização vigente em boa parte do continente europeu.