Como fazer uma avaliação psicológica para cirurgia bariátrica?
Índice
- Como fazer uma avaliação psicológica para cirurgia bariátrica?
- O que é avaliação psicológica para cirurgia bariátrica?
- Quanto tempo leva da primeira consulta de avaliação até o dia da realização da cirurgia bariátrica?
- Quem pode fazer avaliação psicológica?
- Como deve ser o laudo do endocrinologista para cirurgia bariátrica?
- Como fazer um laudo para cirurgia bariátrica?
- Como conseguir um laudo para bariátrica?
- Qual o acompanhamento psicológico para a cirurgia bariátrica?
- Qual o momento da decisão para a cirurgia bariátrica?
- Qual a cirurgia bariátrica para emagrecimento?
- Como o psicólogo pode fazer a cirurgia?
Como fazer uma avaliação psicológica para cirurgia bariátrica?
O tratamento da obesidade é multidisciplinar, portanto o paciente precisa ser acompanhado por alguns especialistas e dentre eles, o psicólogo, que realizará a avaliação psicológica, um processo técnico onde o profissional fará um levantamento psicossocial, com a aplicação de uma entrevista semi dirigida, minuciosa, ...
O que é avaliação psicológica para cirurgia bariátrica?
A avaliação ou acompanhamento psicológico pré cirurgia bariátrica se constitui em um momento para conhecer o paciente, avaliar seu histórico de vida e entender fatores emocionais ou comportamentais associados ao ganho de peso.
Quanto tempo leva da primeira consulta de avaliação até o dia da realização da cirurgia bariátrica?
Isso é muito variável pois depende da marcação de todos os exames pré operatórios e das consultas com todos os outros especialistas necessários (nutricionista, psicóloga, endocrinologista, etc). Em média os meus pacientes levam de 30 a 90 dias pra realizar tudo, desde a primeira consulta até o dia da cirugia.
Quem pode fazer avaliação psicológica?
A avaliação psicológica é um procedimento que visa avaliar, através de instrumentos previamente validados para a determinada função, os diversos processos psicológicos que compõe o indivíduo, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função.
Como deve ser o laudo do endocrinologista para cirurgia bariátrica?
Através da análise de alguns exames como glicemia, hemoglobina a1c, peptídeo C, insulina, TSH, T4 livre, perfil lipídico, hemograma, vitamina B12, sorologias, função renal e hepática entre outros, o especialista pode auxiliar a equipe transdisciplinar ao definir o momento mais seguro de submeter o paciente à cirurgia ...
Como fazer um laudo para cirurgia bariátrica?
O Laudo Psicológico para Bariátrica é um documento que o Psicólogo irá emitir após algumas sessões (isso varia de acordo com o profissional), atestando sua condição, sob ponto de vista psicológico, para realização da cirurgia.
Como conseguir um laudo para bariátrica?
Se o paciente estiver em condições para a cirurgia, o cardiologista deverá fornecer um relatório onde seja apontado que o paciente esta apto, do ponto de vista cardiológico, para ser submetido à anestesia e cirurgia. O paciente também precisará passar em consulta com um endocrinologista.
Qual o acompanhamento psicológico para a cirurgia bariátrica?
- Já o acompanhamento psicológico faz-se importante, uma vez que a cirurgia bariátrica não será solução, se as causas que levaram à obesidade não forem tratadas, podendo o problema migrar para outras escolhas. Dentro desse contexto, o laudo do profissional pode restringir a cirurgia e sugerir um trabalho psicoterápico (PINTO, 2004).
Qual o momento da decisão para a cirurgia bariátrica?
- O momento da tomada de decisão para a cirurgia bariátrica pode estar repleto de expectativas, muitas com fundamento mas outras disfuncionais.
Qual a cirurgia bariátrica para emagrecimento?
- Com o crescimento do número de pessoas com obesidade no Brasil, muitas pessoas têm recorrido à cirurgia bariátrica como solução para o emagrecimento. Resumidamente, a bariátrica é uma intervenção cirúrgica utilizada para que o paciente sinta uma maior saciedade com quantidade menor de alimentos.
Como o psicólogo pode fazer a cirurgia?
- O psicólogo pode identificar a necessidade de que haja um acompanhamento psicológico anterior à cirurgia, e desta forma dar o parecer negativo. Isso não obriga o paciente a fazer a psicoterapia se não for do interesse dele, mesmo que este seja um quesito fundamental para fazer a cirurgia.