Quais são os riscos de aumento prolongado da pressão arterial?

Quais são os riscos de aumento prolongado da pressão arterial?
A hipertensão arterial não tratada aumenta o risco de uma pessoa desenvolver doenças cardíacas (como insuficiência cardíaca, ataque cardíaco ou morte cardíaca súbita), insuficiência renal ou acidente vascular cerebral em uma idade precoce.
Qual a causa do consumo excessivo de sal?
- Causa danos ao coração: Além disso, o consumo excessivo de sal tem efeitos adversos diretos sobre o músculo cardíaco, o que também agrava o funcionamento do coração, aumentando o risco de sofrer doenças como ataques cardíacos ou insuficiência cardíaca.
Por que o excesso de sal pode provocar doenças autoimunes?
- A grande quantidade de sal pode provocar dificuldades de eliminação dessa substância e, consequentemente, o acúmulo no organismo, o que pode resultar em cálculos renais. Vale destacar ainda que alguns estudos indicam que o excesso de sal na alimentação pode provocar doenças autoimunes, como é o caso da esclerose múltipla.
Como controlar o excesso de sal na alimentação?
- Os riscos do excesso de sal na alimentação são variados e, portanto, devemos controlar o consumo dessa substância. Ingerir alimentos ricos em sódio, principal componente do sal de cozinha, pode desencadear sérios danos à saúde de uma pessoa.
Por que o sal pode aumentar o risco de doenças?
- O sal em excesso pode aumentar o risco de várias doenças. A chave está na moderação. Sabia que, por dia, devemos ingerir no máximo cerca de uma colher de chá de sal? A verdade é que estamos ainda muito acima desse valor. Em Portugal, o consumo diário de sal é mais do dobro da quantidade recomendada.