Quando se usa o diminutivo?

Quando se usa o diminutivo?
Os sufixos diminutivos “-inho” e “-zinho” devem ser usados conforme o final da palavra básica: usamos indiferentemente os sufixos “-inho” ou “-zinho” se a palavra básica termina por vogal átona ou consoante (exceto “s” e “z”): corpinho ou corpozinho, florinha ou florzinha.
Que efeito produz o uso do diminutivo?
O sufixo diminutivo é um meio estilístico que torna a linguagem mais flexível e mais expressiva, refletindo os nossos sentimentos e intenções pelas coisas e pelas pessoas.
O que significa o uso do diminutivo e que efeito esse uso provoca?
Dependendo do contexto, o uso do diminutivo pode indicar ironia ou depreciação. Exemplos: Ele nos serviu um vinhozinho qualquer. Você gosta mesmo de ler esse jornalzinho?
Quem tomou para si o diminutivo?
- A presidente do Supremo tomou para si a ofensa dirigida a um membro da magistratura e recebeu do senador um pedido de desculpas. O incidente pode ser útil para rememorarmos o valor do diminutivo no português. Está claro que o grau do substantivo (aumentativo e diminutivo) expressa bem mais que o tamanho dos objetos.
Como é formado o diminutivo?
- Nas palavras proparoxítonas e nas palavras que terminam em sílaba pesada, o diminutivo é formado através da afixação do morfema -zinho, como mostra (2)1: (2) a. lâmpada -> lampadazinha número -> numerozinho
Quais são as formas sintéticas dos diminutivos?
- Na linguagem coloquial, as formas sintéticas dos diminutivos, tanto nos substantivos, quanto nos advérbios e adjetivos, são, na maioria das vezes utilizadas não só como diminutivos, mas também para indicar as várias manifestações da emoção e das intenções do falante..