adplus-dvertising

Qual é a diferença entre o efeito estufa e a camada de ozônio?

Índice

Qual é a diferença entre o efeito estufa e a camada de ozônio?

Qual é a diferença entre o efeito estufa e a camada de ozônio?

O fenômeno é causado por uma camada de gases, os chamados "gases do efeito estufa", como o dióxido de carbono (CO2), que agem como um “cobertor”, segurando o calor por aqui. ... O buraco na camada de ozônio é um problema completamente diferente, causado por outros gases.

Qual a diferença entre ozônio e camada de ozônio?

A camada de ozônio é uma espécie de capa composta por gás ozônio (O3), sendo responsável por filtrar cerca de 95% dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol que atingem a Terra. ... Esse Protocolo tem por objetivo reduzir a emissão de substâncias nocivas à camada de ozônio.

Qual é o nome do gás que destrói a Camada de Ozônio?

Uma única molécula de CFC pode destruir 100 mil moléculas de ozônio. A quebra dos gases CFCs é danosa ao processo natural de formação do ozônio. Quando um desses gases (CFCl3) se fragmenta, um átomo de cloro é liberado e reage com o ozônio.

Como é destruída a camada de ozônio?

  • Esses buracos nada mais são do que a rarefação ou diminuição gradativa da espessura da camada de ozônio, o que permite que uma quantidade maior de raios ultravioletas cheguem à Terra. Mas, como a camada de ozônio é destruída?

Qual o benefício da camada de ozônio?

  • Outro benefício da camada de ozônio é a produção do efeito estufa: um processo natural no qual parte da radiação solar é absorvida por determinados gases - os chamados gases estufa. Esses gases formam uma camada que retém mais da metade dos raios solares na atmosfera terrestre. Mas, não pense que o efeito estufa é ruim.

Como funciona o efeito estufa?

  • O efeito estufa sempre existiu e é um benefício. Sem ele, morreríamos de frio. A camada de ozônio filtra os raios ultravioleta do Sol, que são nocivos. Combinados, eles protegem a vida na Terra. Mas ambos são bastante sensíveis a interferências na dinâmica natural do planeta

Qual o primeiro buraco na camada de ozônio?

  • O primeiro buraco na camada de ozônio foi detectado por cientistas britânicos no final da década de 1970, na região da Antártica. Esses buracos nada mais são do que a rarefação ou diminuição gradativa da espessura da camada de ozônio, o que permite que uma quantidade maior de raios ultravioletas cheguem à Terra.

Postagens relacionadas: