adplus-dvertising

Qual o efeito de sentido que o diminutivo acrescenta ao texto?

Índice

Qual o efeito de sentido que o diminutivo acrescenta ao texto?

Qual o efeito de sentido que o diminutivo acrescenta ao texto?

Dependendo do contexto, o uso do diminutivo pode indicar ironia ou depreciação. Exemplos: Ele nos serviu um vinhozinho qualquer.

Que sentidos os diminutivos acrescenta aos substantivos e dos adjetivos?

as vezes um sentido de pequeno e outras vezes um sentido carinhoso.

Qual o efeito de sentido que o diminutivo acrescenta ao texto franguinho na panela?

resposta: O emprego do diminutivo no texto expressa majoritariamente uma afetividade do autor.

Que sentido o diminutivo da a essa palavra?

Um diminutivo é uma palavra que foi modificada para transmitir um menor grau de seu significado original, para transmitir a pequenez do objeto, ou ainda, em alguns casos, para transmitir um sentido de intimidade ou carinho. ... O oposto da forma diminutiva é o aumentativo.

O que o diminutivo pode expressar?

O sufixo de diminutivo serve para expressar carinho, delicadeza – os namorados que o digam, sempre a se chamarem de “amorzinho”, “benzinho” e similares –, mas também para demonstrar desdém, ironia, exasperação (jornaleco, livreco, chefete etc.).

O que é um efeito de sentido?

Efeitos de sentido são possibilidades de expressão escolhidas pelo emissor de acordo com a intenção comunicativa. Eles podem ser: duplo sentido, ambiguidade, ironia e humor.

Que sentido Horácio expressa com o diminutivo cantinho?

Que sentimentos Horácio expressa com o diminutivo cantinho ? Várias ideias podem estar contidas no uso desse diminutivo: delicadeza, intensidade da angústia do personagem, tristeza (associar à imagem).

Que sentido o diminutivo da a essa palavra Maluquinho?

A palavra (vocábulo) 'Maluquinho', escrita no diminutivo, quer dizer, conforme dicionário, alguém desequilibrado, louco ou maluco, e no título do livro, de um personagem criado pelo cartunista Ziraldo, ela caracteriza o menino, dando-lhe estado ou característica em seu estado ou modo de ser.

Para que se usa o diminutivo?

Os sufixos diminutivos “-inho” e “-zinho” devem ser usados conforme o final da palavra básica: usamos indiferentemente os sufixos “-inho” ou “-zinho” se a palavra básica termina por vogal átona ou consoante (exceto “s” e “z”): corpinho ou corpozinho, florinha ou florzinha.

Postagens relacionadas: