Como funciona calcinação?
Índice
- Como funciona calcinação?
- Para que serve o processo de calcinação?
- O que é uma vítima em estado de calcinação?
- Qual a temperatura do forno para que ocorra a decomposição do calcário?
- O que é calcinação da gipsita?
- O que é o processo de calcinação do gesso?
- Qual é o motivo da perda de massa na calcinação e do ganho na hidratação?
- O que é forno calcinador?
- Qual a impureza muito comum encontrada na decomposição do calcário?
- Qual o óxido formado pela calcinação do carbonato de cálcio?
Como funciona calcinação?
A calcinação (lat. calx, calcinatio para o processo de se queimar substâncias variadas) é a reação química de decomposição térmica, usada para transformar o calcário (CaCO3) em cal virgem (CaO), liberando gás carbônico (CO2). e outras reações análogas, nas quais esta transformação com remoção de gás está envolvida.
Para que serve o processo de calcinação?
A calcinação serve para eliminar gases, diminuir o volume da carga ou para evitar o consumo de um combustível caro, sendo então realizada à parte do processo principal.
O que é uma vítima em estado de calcinação?
Calcinação: aquecimento que provoca decomposição. Catéter: instrumento tubular, feito de material apropriado a fins diversos, o qual são introduzidos no corpo com o objetivo de retirar líquidos ou introduzir oxigênio, soros, medicamentos.
Qual a temperatura do forno para que ocorra a decomposição do calcário?
Segundo John (2014), o processo da calcinação visa descarbonatar (remover o CO2 combinado com os óxidos de cálcio ou magnésio) o calcário para a produção de cal virgem. Conforme mencionado anteriormente, este processo ocorre em fornos que operam em temperaturas entre 900º e 1200º C.
O que é calcinação da gipsita?
A desidratação da gipsita entre 1°C produz o sulfato de cálcio CaSO4. 0,5H2O conhecido como gesso. Esse processo, conhecido por calcinação da gipsita, pode ser realizado em fornos rotativos de queima direta ou indireta por meio da queima de um combustível tal como a lenha, coque de petróleo e o óleo BPF.
O que é o processo de calcinação do gesso?
O gesso é obtido por meio da calcinação (decomposição a quente) da gipsita. Nessa reação, o mineral, cuja fórmula é CaSO4 2H2O (sulfato de cálcio bi-hidratado) perde uma molécula e meia de água, transformando-se em gesso, cuja fórmula é CaSO4 ½ H2O (sulfato de cálcio semi-hidratado).
Qual é o motivo da perda de massa na calcinação e do ganho na hidratação?
Na calcinação há a diminuição de massa pois é retirada a água do Cal para a fabricação da Cal virgem. Na hidratação a água é devolvida, por isso aumenta a massa.
O que é forno calcinador?
Na indústria o processo de calcinação se dá em fornos aquecidos por óleo (fornos calcinadores), como na produção de cimento e na indústria extrativa de metais.
Qual a impureza muito comum encontrada na decomposição do calcário?
As principais impurezas que o calcário contém são as sílicas, argilas, fosfatos, carbonato de magnésio, gipso, glauconita, fluorita, óxidos de ferro e magnésio, sulfetos, siderita, sulfato de ferro, dolomita e matéria orgânica, entre outros.
Qual o óxido formado pela calcinação do carbonato de cálcio?
cal A cal é produzida a partir do carbonato de cálcio, em fornos industriais, num processo conhecido como calcinação, que dá origem a cal e gás carbônico: CaCO3 (s) → CaO (s) + CO. No Brasil, a maioria da cal é produzida por calcinação de calcários/dolomitos metamórficos.