adplus-dvertising

Como interpretar o círculo cromático?

Índice

Como interpretar o círculo cromático?

Como interpretar o círculo cromático?

O círculo cromático tem 12 cores que são formadas a partir das três primárias – azul, amarelo e vermelho. Com a mistura das primárias, chegamos a mais três cores chamadas de secundárias – laranja, verde e roxo. Por fim, completamos as 12 cores misturando as primárias com as secundárias.

Quais são as doze cores do círculo cromático?

Círculo cromático

  • Cores primárias: azul, vermelho e amarelo.
  • Cores secundárias: verde, laranja e roxo/violeta.
  • Cores terciárias: Vermelho-arroxeado, Vermelho-alaranjado, Amarelo-alaranjado, Amarelo-esverdeado, Azul-esverdeado, Azul-arroxeado.

Quantas cores compõem o círculo cromático?

O círculo cromático consiste, basicamente, em uma paleta composta por 12 cores. Sendo 3 primárias, 3 secundárias e 6 terciárias. As cores primárias são: vermelho, azul e amarelo.

Como se divide o círculo cromático?

O círculo cromático de cores é composto pelas três cores primárias, três secundárias e seis terciárias.

  1. Cores primárias: amarelo, vermelho e azul.
  2. Cores secundárias: a mistura de duas cores primárias.
  3. Cores terciárias: a mistura das cores primárias com cores secundárias.

Qual a cor que não aparece no círculo cromático?

Cores primárias no círculo cromático Como aprendemos nas aulas de Artes, as cores primárias são aquelas que não podem ser formadas pela mistura de outras cores: amarelo, azul e vermelho.

Como funciona o círculo cromático?

  • O desenho do círculo cromático nos permite identificá-lo, também, como roda das cores. Ou seja, ele funciona como um arranjo circular de cores que corresponde a cada tom.

Quais são as cores do círculo cromático?

  • Nas diferentes imagens do círculo cromático que podem ser observadas por aí, geralmente você vai encontrar as cores quentes (ou seja, o vermelho e o laranja, além de seus tons intermediários) posicionadas à direita e, à esquerda do círculo, as cores frias (azul e verde) junto com seus tons intermediários.

Como usar o círculo cromático na decoração?

  • Para usar o círculo cromático na decoração, é importante entender quais são as Leis de Harmonização. As cores complementares são aquelas que apresentam maior contraste entre sim e são opostas no círculo cromático. Por exemplo: vermelho e verde.

Quais são as cores monocromáticas?

  • Cores que são parte de uma gama cromática idêntica, mas que se configuram como tonalidades distintas. Essas levam o nome de cores monocromáticas como, por exemplo, azul escuro e azul claro. Cores que estão representadas de maneira oposta dentro do círculo cromático, ou seja, cores complementares como o verde e o vermelho.

Postagens relacionadas: