O que o crescimento pode provocar na cidade em que vivem?
Índice
- O que o crescimento pode provocar na cidade em que vivem?
- Quais são os principais problemas causados pela urbanização?
- Como evitar o crescimento desordenado das cidades?
- Quais problemas a migração pode trazer como o crescimento desordenado O que nos traz?
- Como foi o crescimento das indústrias na cidade?
- Como era a cidade como conhecemos hoje?
- Qual a repercussão econômica da cidade?
- Qual a influência do investimento público no crescimento urbano?

O que o crescimento pode provocar na cidade em que vivem?
O aumento do número de habitantes nas grandes cidades fez com que houvesse maior produção de lixo, que, por vezes, é descartado de maneira incorreta, provocando outros problemas urbanos e também problemas ambientais.
Quais são os principais problemas causados pela urbanização?
A urbanização desordenada, que pega os municípios despreparados para atender às necessidades básicas dos migrantes, causa uma série de problemas sociais e ambientais. Dentre eles destacam-se o desemprego, a criminalidade, a favelização e a poluição do ar e da água.
Como evitar o crescimento desordenado das cidades?
Segundo a professora, uma possível solução para os problemas ambientais está no adensamento, ou seja, um melhor aproveitamento das áreas já urbanizadas que apresentam diversos imóveis e terrenos desocupados. Esses espaços poderiam abrigar famílias que poderiam ser deslocadas das áreas de risco.
Quais problemas a migração pode trazer como o crescimento desordenado O que nos traz?
O crescimento urbano desordenado e as chuvas de verão geram consequências graves para a situação de moradia no Brasil, tais como enchentes, desmoronamentos, mortes, etc. No Brasil, infelizmente, tornaram-se comuns vários problemas consequentes das chuvas ao longo dos primeiros meses do ano em várias regiões do país.
Como foi o crescimento das indústrias na cidade?
- As cidades também foram crescendo com a criação e ampliação das indústrias, pois as pessoas chegavam à cidade para trabalhar nas fábricas. Isso colaborou para o crescimento de outros pontos das cidades, como os supermercados, bancos, hospitais, escolas, pois as pessoas que vivem na cidade necessitam de vários serviços para terem qualidade de vida.
Como era a cidade como conhecemos hoje?
- Mas a cidade como conhecemos hoje não era assim desde o início. Ela sofreu muitas transformações, sempre acompanhando o desenvolvimento do mundo. Antigamente as pessoas se mudavam e, juntas, formavam uma vila ou povoado. Conforme esse vilarejo crescia, formavam-se as cidades.
Qual a repercussão econômica da cidade?
- A repercussão econômica tem a ver com a movimentação de dinheiro gerada na cidade com o aumento do turismo, maiores vendas no comércio, arrecadação de impostos, entre outros. Esses impactos podem ser divididos em:
Qual a influência do investimento público no crescimento urbano?
- A professora Ana Claudia Castilho Barone, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), explica que fatores como investimento público e concentração econômica interferem na organização e no crescimento urbano.