O que o Césio 137 causa no corpo humano?
Índice
- O que o Césio 137 causa no corpo humano?
- O que é o Césio 137 para que serve?
- Porque o Césio 137 é radioativo?
- Quantas pessoas morreram por causa do Césio 137?
- Como a saúde das Vítimas do césio-137 e foi afetada?
- Quantas pessoas morreram no acidente com césio-137?
- O que o Césio 137?
- Quais os tipos de radiação emitida pelo Césio 137?
- Por que o césio é perigoso para a saúde?
- Quais são as principais reações do césio?
- Por que o césio é usado para tratamentos oncológicos?
- Por que o césio é semelhante ao potássio?

O que o Césio 137 causa no corpo humano?
O césio-137 é bastante perigoso para o ser humano porque emite partículas ionizantes e radiações eletromagnéticas capazes de atravessar vários materiais, incluindo a pele e os tecidos do corpo humano, interagindo com as moléculas do organismo e gerando efeitos devastadores.
O que é o Césio 137 para que serve?
O Césio 137 é um isótopo radioativo resultante da fissão de urânio ou plutônio, é usado em equipamentos de radiografia, até aí tudo bem, o problema ocorre quando este isótopo é desintegrado e dá origem ao Bário 137m que passa a emitir radiações gama.
Porque o Césio 137 é radioativo?
O Césio é um isótopo radioativo resultante da fissão nuclear de urânio ou plutônio, o problema é que este isótopo se desintegra e dá origem ao Bário 137m, daí o número 137, a partir deste acontecimento é que o composto passa a emitir radiações gama.
Quantas pessoas morreram por causa do Césio 137?
Passadas mais de três décadas, não há consenso sobre o número de vítimas do césio 137 em Goiânia. Oficialmente, quatro pessoas morreram por exposição excessiva à radiação, mas a quantidade de pessoas contaminadas ainda provoca discussão. O governo federal reconhece 120.
Como a saúde das Vítimas do césio-137 e foi afetada?
Estudos apontam que aproximadamente 75% dos indivíduos expostos a contaminações por acidentes nucleares apresentam alguma forma de sintomas psicológicos, desde a incapacidade de dormir à dificuldade de concentração e isolamento social.
Quantas pessoas morreram no acidente com césio-137?
Oficialmente, quatro pessoas morreram por exposição excessiva à radiação, mas a quantidade de pessoas contaminadas ainda provoca discussão. O governo federal reconhece 120.
O que o Césio 137?
O césio-137 é um dos 32 isótopos de césio, entre os quais apenas o isótopo césio-133 é estável. O radioisótopo césio-137 é produzido artificialmente a partir da fissão nuclear do urânio e é usado em radioterapia.
Quais os tipos de radiação emitida pelo Césio 137?
O Césio 137, por ser radioativo, elimina radiação para atingir estabilidade, sendo a radiação beta a eliminada por ele. Ao eliminar a radiação beta ele se transforma no radioisótopo do elemento químico Bário, de massa 137 e número atômico 56, que emite radiação gama, transformando-se em um isótopo estável.
Por que o césio é perigoso para a saúde?
- Apesar da perigosidade do elemento, o Césio também é utilizado em benefício da saúde. Isso porque, os aparelhos de radioterapia, por exemplo, utilizam o elemento radioativo para tratamentos oncológicos.
Quais são as principais reações do césio?
- Quimicamente falando, o Césio é um metal capaz de formar sais por meio da reação com outros elementos. Além da formação de sais, o Césio-137 também é utilizado como catalisador. Essa utilização é vista, principalmente, na hidrogenação catalítica e na síntese orgânica. As principais reações do Césio são:
Por que o césio é usado para tratamentos oncológicos?
- Isso porque, os aparelhos de radioterapia, por exemplo, utilizam o elemento radioativo para tratamentos oncológicos. Dessa forma, as partículas atômicas emitidas pelo Césio conseguem atingir células cancerígenas, por exemplo. Na natureza, o Césio-137 é encontrado em minerais como o pollucite e a lepidolita.
Por que o césio é semelhante ao potássio?
- Tem mais depois da publicidade ;) Por ser um elemento da família dos metais alcalinos (família 1 na Tabela Periódica), o Césio é semelhante ao potássio (K) (que também pertence a essa família) e é capaz de substitui-lo nos tecidos vivos.