adplus-dvertising

Quais os responsáveis pela reparação de danos causados aos consumidores por defeitos dos produtos?

Índice

Quais os responsáveis pela reparação de danos causados aos consumidores por defeitos dos produtos?

Quais os responsáveis pela reparação de danos causados aos consumidores por defeitos dos produtos?

Já o Art. 14 explica que o fornecedor de serviços é responsável pela reparação de danos causados aos consumidores por defeitos ligados à prestação de serviços, falta de informações ou a inadequação delas sobre os riscos. Isso independentemente da existência de culpa do fornecedor.

De quem é a responsabilidade pelo fato do produto ou do serviço?

Responsabilidade pelo fato significa dizer que o produto/serviço é defeituoso, no sentido de que pode causar um dano ao consumidor, diferente do vício que atinge somente a qualidade ou quantidade do produto/serviço, causando ao consumidor apenas uma frustração.

Quem responde pelos danos causados ao consumidor quando os comerciantes serão responsáveis?

O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus ...

O que é fato do produto ou do serviço?

FATO DO PRODUTO OU DO SERVIÇO (ART. É o mesmo que acidente de consumo. Haverá fato do produto ou do serviço sempre que o defeito, além de atingir a incolumidade econômica do consumidor, atinge sua incolumidade física ou psíquica. Nesse caso, haverá danos à saúde física ou psicológica do consumidor.

Qual o tempo que leva pra uma resposta para o consumidor?

Em casos de serviços e produto não duráveis (como alimentos), o limite para abrir o processo é de 30 dias. Já para as causas de serviços e bens duráveis (carpintaria, reformas, telefonia, compra de eletrodomésticos, etc.), o limite de tempo para formalizar a queixa pode chegar a 5 anos.

Por que o produto é defeituoso?

  • O artigo 12, parágrafo 1º, inciso II, do Código de Defesa do Consumidor (CDC) dispõe que o produto é defeituoso quando não oferece a segurança que dele legitimamente se espera — levando-se em consideração o uso e os riscos razoavelmente esperados.

Quais são os defeitos do Código de defesa do consumidor?

  • Defeitos elencados no artigo 12 do Código de Defesa do Consumidor Entende-se por defeito a anomalia que faz por comprometer a segurança que se espera de um produto ou serviço, o qual pode vir a gerar danos físicos ou patrimoniais aos consumidores. Esses defeitos podem ocorrer em qualquer fase da elaboração de um produto.

Por que o fabricante deveria ser responsabilizado pela contaminação?

  • Em seu entendimento, o fabricante deveria ser responsabilizado pela violação do princípio da segurança sanitária, pois a contaminação teria se dado “com grau de sujidade máximo”. No recurso especial, a Unilever alegou a nulidade do processo devido ao indeferimento do pedido de prova pericial.

Quais são os defeitos de produção e fabricação?

  • Por serem erros na concepção do produto, geralmente atingem a totalidade da produção. Defeitos de produção ou fabricação: são aqueles decorrentes de fabricação, construção, montagem, manipulação ou acondicionamento dos produtos. São os defeitos existentes durante o processo de fabricação do produto]

Postagens relacionadas: