adplus-dvertising

O que aprendemos com o cordel?

Índice

O que aprendemos com o cordel?

O que aprendemos com o cordel?

Marcado pelas rimas, o cordel é um jeito de contar histórias que tem uma forma única no papel e também na voz. Ler, ouvir, escrever e declamar cordéis com as crianças é uma maneira de trabalhar o desenvolvimento da linguagem, focando nas relações entre escrita e oralidade.

O que é literatura de cordel exemplos?

Literatura de cordel é uma manifestação literária do interior do nordeste brasileiro. É um gênero literário feito em versos com métrica e rima e caracterizado pela oralidade e por uma linguagem informal. ... Os folhetos de cordel são expostos em cordas ou barbantes, presos por grampos.

Qual a importância do gênero cordel para nossa cultura?

É de grande importância para o folclore, já que os cordéis tratam dos costumes locais, fortalecendo as identidades regionais; A literatura de cordel é muito conhecida por suas xilogravuras (gravuras em madeira), que ilustram as páginas dos poemas.

Por que estudar literatura de cordel?

Benefícios para o aluno A Literatura de Cordel tem base na oralidade, e lançar o desafio para os alunos em sala de aula pode ajudar a desenvolver a inteligência, o senso crítico, a capacidade de oratória e a organização das ideias.

Como o cordel pode ser útil na educação?

Ao tratar da grafia, por exemplo, o professor pode em sala de aula utilizar-se do cordel para executar tarefas que enfatizem o desenvolvimento da interpretação de texto do aluno, discutindo as mensagens inseridas nos cordéis trabalhados e em atividades que trabalhem corretamente a grafia das palavras.

Como se classifica um cordel?

Quadra ou redondilha maior – estrofe de quatro versos e sete sílabas; Sextilha – estrofe de seis versos; ... Oitava ou oito pés de quadrão – estrofe de oito versos e sete sílabas; Décima – estrofe de dez versos com sete sílabas.

O que mais gostou na Literatura de Cordel?

A chegada de Lampião no céu, de Rodolfo Coelho Cavalcante E logo o rifle puxou!”Esta é, provavelmente, a narrativa de cordel mais popular.

O que é o gênero cordel?

A literatura de cordel ou cordel é um gênero textual literário, que apresenta rimas e narrativas de histórias da tradição oral do nordeste brasileiro, grande parte, possui xilogravuras e tem finalidade comercial.

O que é literatura de cordel e suas características?

A literatura de cordel, também conhecida como folheto, aqui no Brasil é um tipo de poesia popular que é impressa e divulgada em folhetos. Suas imagens são feitas através da xilogravura. Este é um gênero literário popular, que existe em outros países além do Brasil.

Como se familiarizar com o cordel?

  • Familiarizar com a grafia e o significado das palavras chave do cordel. 2.1 Refazendo o cordel. Retome o cordel “BRINCADEIRA DE CRIANÇA”, registrado no cartaz, e proponha à turma o desafio de montá-lo em outro cartaz e fixá-lo em alguns locais da escola.

Como fazer um livro sobre a literatura de cordel?

  • Fazer um livro interativo sobre uma produção de Literatura de Cordel. Faça uma roda de conversa e peça para os alunos dizerem o que sabem sobre a literatura de cordel, na medida em que os alunos expuserem suas ideias anote em um cartaz, este será útil para a avaliação final da atividade.

Qual a duração das aulas de cordel?

  • Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Avance no processo de apropriação do sistema de escrita . Compreenda o modo de organização e a função social do gênero textual “literatura de cordel”. Leia, compreendendo globalmente as palavras. As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 50 minutos.

Como faço para refazer o cordel?

  • 2.1 Refazendo o cordel. Retome o cordel “BRINCADEIRA DE CRIANÇA”, registrado no cartaz, e proponha à turma o desafio de montá-lo em outro cartaz e fixá-lo em alguns locais da escola. Para isso, divida a sala em seis grupos e entregue para cada um uma folha de papel craft e as palavras de uma estrofe do cordel, escritas em uma ficha de cartolina.

Postagens relacionadas: