adplus-dvertising

Como a cultura clássica se destaca nas artes?

Índice

Como a cultura clássica se destaca nas artes?

Como a cultura clássica se destaca nas artes?

A arte clássica, por conta de seu contexto histórico, é impulsionada por grande explosão de vida e confiança no ser humano. Por isso, essas manifestações artísticas são marcadas pela visão antropocêntrica, que evidenciará a beleza do corpo humano na pintura e na escultura.

O que é Classicismo renascimento de exemplo de autor e obra?

Em Portugal, o Classicismo compreende o período literário do século XVI (entre 15). O marco inicial do movimento foi a chegada do poeta Francisco Sá de Miranda à Portugal. Ali, ele se inspirou no humanismo italiano, trazendo uma nova forma de poesia: o “dolce stil nuevo” (Doce estilo novo).

Quem são os principais artistas do classicismo?

  • Se destacaram na área como principais artistas do classicismo: o escritor Luís Vaz de Camões, na literatura com a obra “Os Lusíadas”, e Michelangelo nas artes plásticas com diversas pinturas, entre elas “A criação de Adão” exposto na Capela Sistina, situada no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa no Vaticano.

Quais foram os compositores que inauguraram o classicismo?

  • As obras dos compositores que inauguraram o Classicismo, como Carl Philipp Emanuel Bach, Johann Quantz e Baldassare Galuppi, eram uma reação à complexidade da música barroca, com sua polifonia, contraponto e ornamentos intricados. Em vez disso, imaginaram um estilo em que uma melodia simples fosse acompanhada por progressões harmônicas.

Quais são as características do classicismo literário?

  • As características do Classicismo literário são baseadas principalmente no uso de formas com importância voltada para o seu rigor. A estruturação poética era fixa de dez sílabas métricas, modelo decassílabo, em substituição à redondilha maior, que possuía sete sílabas métricas, além das estrofes delimitadas e da presença de rimas.

Quando começou a escrita do classicismo em Portugal?

  • Ela foi escrita em 10 cantos e está composta de 8816 versos decassílabos em oitava rima distribuídos em 1120 estrofes. O Classicismo em Portugal permaneceu até 1580. Esse é o ano da morte de Camões e também da União das Coroas Ibéricas, aliança estabelecida até 1640 entre Espanha e Portugal.

Postagens relacionadas: