Por que o grafite permite escrever se ele é frágil?
Índice
- Por que o grafite permite escrever se ele é frágil?
- O que torna o diamante é o grafite materiais tão diferentes mesmo sendo compostos pelo mesmo elemento químico?
- Como é formado o carvão e o diamante?
- Será que existe algo em comum entre a grafite e o diamante?
- Quanto custa a conversão de grafite em diamante?
- Como é obtido o carvão?

Por que o grafite permite escrever se ele é frágil?
O grafite é o resultado de uma rede frouxa de átomos de carbono, que lhe permite maleabilidade.
O que torna o diamante é o grafite materiais tão diferentes mesmo sendo compostos pelo mesmo elemento químico?
Quimicamente falando o grafite e o diamante são compostos por carbono puro, o que os diferencia é a sua estrutura cristalina, ou seja, a maneira como os átomos de carbono estão arranjados no reticulado cristalino material.
Como é formado o carvão e o diamante?
- O carvão é formado a partir das mudanças físicas e químicas propícias a essas condições, num tempo bem inferior ao que origina o diamante. Portanto, não seria possível ambas substâncias possuírem o mesmo valor comercial, uma vez que o tempo de formação se difere nos dois processos. Carvão e diamante: mesma composição!
Será que existe algo em comum entre a grafite e o diamante?
- - Existe realmente algo em comum entre a grafite e o diamante, ou será que ambos são encontrados em abundância na natureza. - Será que é a grafite ou o diamante que conduz corrente elétrica, ou será que os dois possuem boa condutividade elétrica. 1 ) A imagem abaixo demonstra a Grafite e o Diamante na sua Forma Estrutural.
Quanto custa a conversão de grafite em diamante?
- Na verdade, a conversão de grafite em diamante exige um pouquinho de energia (o ΔH da reação é de meros 0,45kcal/mol), mas as condições de transformação são bem difíceis de manter: algo em torno de 500 o C, para uma transformação lenta, ou temperaturas e pressões ainda mais altas, para transformações rápidas.
Como é obtido o carvão?
- Já o carvão surge de um processo bem mais simplificado e acessível, ele é obtido a partir da decomposição de folhas, vegetação e árvores. O local escolhido é embaixo da terra, onde as temperaturas se elevam em relativa pressão.