adplus-dvertising

Quais as consequências que o citomegalovírus pode causar em pacientes transplantados?

Índice

Quais as consequências que o citomegalovírus pode causar em pacientes transplantados?

Quais as consequências que o citomegalovírus pode causar em pacientes transplantados?

A infecção pelo citomegalovírus é uma das principais morbidades infecciosas após o transplante renal, levan- do a efeitos diretos, como a doença, caracterizada pela síndrome viral ou pela doença invasiva, e a efeitos in- diretos, como aumento no risco de rejeição aguda e dis função crônica do enxerto.

Como saber se estou imune ao citomegalovírus?

Existe exame laboratorial específico para pesquisar anticorpos contra o citomegalovírus. Os anticorpos da classe IgM estão presentes apenas na fase aguda da infecção e os da classe IgG também aparecem na fase aguda, mas persistem por toda a vida. Em recém-nascidos, geralmente são feitos exames de urina.

Como é possível ser infectado pelo citomegalovírus?

  • Embora esse tipo de transmissão seja pouco comum, ele é possível porque o citomegalovírus não é destruído pelas condições ambientais. É quase impossível viver sem ser infectado, em algum momento, pelo citomegalovírus. Estima-se que entre 60 e 90% dos adultos já tiveram contato com o vírus.

Por que a grávida entra em contato com o citomegalovírus?

  • Geralmente, a grávida entra em contato com o citomegalovírus antes da gravidez e, por isso, possui anticorpos capazes de combater a infecção e evitar a transmissão.

Por que o citomegalovírus abandona o organismo da pessoa infectada?

  • Em recém-nascidos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido, como pacientes com aids, transplantados e pessoas em tratamento quimioterápico, a infecção pode provocar doenças graves que comprometem o aparelho digestivo, sistema nervoso central e retina . O citomegalovírus nunca abandona o organismo da pessoa infectada.

Como remover o citomegalovírus do organismo?

  • Infelizmente não há como remover o citomegalovírus do organismo. No entanto, crianças e adultos com o vírus normalmente não precisam ser tratados. Para recém-nascidos e pessoas com a imunidade comprometida, porém, é possível tratar os sintomas da infecção pelo citomegalovírus, como a pneumonia.

Postagens relacionadas: