Como o arsênio age no corpo humano?
Índice
- Como o arsênio age no corpo humano?
- O que pode causar arsênio?
- Que outros efeitos tóxicos o arsênio pode causar?
- Por que o Arsenato é tóxico?
- Quais são as fontes de contaminação do arsênio?
- Quais as fontes de intoxicação por arsênio?
- Onde é encontrado o arsênico na água?
- Qual o mecanismo tóxico do arsênico?

Como o arsênio age no corpo humano?
A ação tóxica do arsênio no organismo humano age de forma a inibir a respiração celular, podendo assim se observar um grande acúmulo deste composto nas mitocôndrias, desta maneira, causando o comprometimento generalizado das funções do metabolismo das proteínas oriundas do efeito de suas propriedades químicas muito ...
O que pode causar arsênio?
O contato com arsênio pode provocar: conjuntivite, hiperqueratose, hiperpigmentação, doenças cardiovasculares, distúrbios no sistema nervoso central e vascular periférico, câncer de pele e gangrena nos membros. O efeito tóxico das espécies de arsênio depende, principalmente, de sua forma química (Katzung, 2003).>
Que outros efeitos tóxicos o arsênio pode causar?
As conseqüências para a saúde humana da exposição crônica ao arsênio incluem um aumento no risco de várias formas de câncer e numerosos efeitos patológicos, tais como doenças cutâneas (hiperpigmentação e hiperqueratose), gastro-intestinais, vasculares, diabetes melitus e neuropatias periféricas.
Por que o Arsenato é tóxico?
Esta molécula é instável e é rapidamente hidrolisada, formando o próximo intermédio do processo, 3-fosfoglicerato. Assim, a glicólise ocorre, mas a molécula de ATP que seria gerada a partir de 1,3-bisfosfoglicerato perde-se - o arseniato é uma desacoplador da glicólise, o que explica a sua toxicidade.
Quais são as fontes de contaminação do arsênio?
- Dentre as várias fontes de contaminação do arsênio no ambiente, a água potável representa a maior ameaça para a saúde humana. A água potável é derivada de uma variedade de fontes, dependendo da disponibilidade local, tais como: águas de superfícies (rios, lagos, reservatórios e lagoas), águas subterrâneas (aquíferos) e água da chuva.
Quais as fontes de intoxicação por arsênio?
- Quais as fontes de intoxicação por arsênio? O arsênio ocorre naturalmente no solo e pode contaminar a água de consumo, sendo esta a principal fonte de contaminação no mundo.
Onde é encontrado o arsênico na água?
- Onde está presente: pode ser encontrado em tintas, corantes, medicamentos, sabonetes, assim como fertilizantes e pesticidas. Além disso, o arsênico também pode ser encontrado na água de poços privados que não são testados e desinfectados regularmente pela Companhia de Água e Esgotos - CDAE.
Qual o mecanismo tóxico do arsênico?
- O mecanismo tóxico do Arsênico é explicado por sua capacidade de bloquear grupos sulfidrila (–SH) em enzimas e outros compostos biologicamente ativos e, assim, interromper os processos bioquímicos, inativando até 200 enzimas, incluindo aquelas envolvidas no processos mitocondriais e de síntese e reparo do DNA.