Qual o grupo dos seres do gênero Penicillium responsável pelo desenvolvimento do antibiótico?
Índice
- Qual o grupo dos seres do gênero Penicillium responsável pelo desenvolvimento do antibiótico?
- Para que serve a Penicillium?
- Qual é a relação entre os fungos e a penicilina?
- Como Fleming descobriu o antibiótico?
- Qual a importância dos medicamentos feitos por fungos e bactérias?
- Porque os fungos são importantes para a medicina?
- Qual a causa da micose?
- Por que não tomar remédio para micose?
- Quais são os tipos de micoses superficiais?
- Como evitar a suspeita de micoses?

Qual o grupo dos seres do gênero Penicillium responsável pelo desenvolvimento do antibiótico?
Alguns membros do gênero produzem penicilina, uma molécula usada como antibiótico, que mata ou impede o crescimento de certos tipos de bactérias. Outras espécies são usadas na fabricação de queijos....Penicillium.
Domínio: | Eukarya |
---|---|
Reino: | Fungi |
Filo: | Ascomycota |
Classe: | Eurotiomycetes |
Ordem: | Eurotiales |
Para que serve a Penicillium?
Fungos do gênero Penicillium foram os responsáveis pela descoberta acidental da penicilina, na década de 20, por Alexandre Fleming. Considerada uma das mais importantes classes de antibióticos desde sua descoberta; graças a ela, diversas doenças bacterianas, antes inevitavelmente mortais, puderam ser tratadas.
Qual é a relação entre os fungos e a penicilina?
Em 1928, o biólogo britânico Alexander Fleming descobriu acidentalmente a penicilina quando fungos do gênero Penicillium começaram a crescer em uma placa de Petri repleta de bactérias.
Como Fleming descobriu o antibiótico?
O primeiro antibiótico, produzido por seres vivos e de ampla utilização, foi descoberto pelo médico inglês Alexander Fleming e chamado de penicilina. Fleming descobriu a penicilina quando estudava a bactéria Staphylococcus aureus, a qual era responsável por causar infecções graves em ferimentos em soldados.
Qual a importância dos medicamentos feitos por fungos e bactérias?
Há diversas formas de usos dos fungos na produção de medicamentos. Além de eliminar bactérias, hoje em dia, com as novas descobertas, os agentes químicos oriundos dos fungos podem até fazer regular o colesterol. Atualmente, há duas pesquisas sendo feitas sobre medicamentos à base de fungos.
Porque os fungos são importantes para a medicina?
A presença dos fungos na medicina acontece pela sua utilização na fabricação de certos medicamentos, pois podem produzir compostos que conseguem matar algumas bactérias. Esses compostos são usados nos processos de fabricação de antibióticos, como a penicilina, que combate doenças infecciosas por bactérias.
Qual a causa da micose?
- A micose (ou tínea) é resultado de uma infecção causada por fungos que pode afetar a camada superior da pele de qualquer parte do corpo e também o couro cabeludo ou as unhas. O fungo que causa a micose é chamado de dermatófito.
Por que não tomar remédio para micose?
- Portanto, se os devidos cuidados não forem tomados, a infecção pode se espalhar para outras partes do corpo e contagiar pessoas ao seu redor. O remédio para micose escolhido para o tratamento depende do lugar afetado e também do tipo de fungo.
Quais são os tipos de micoses superficiais?
- São particularmente frequentes nos trópicos, onde existem condições ideais de calor e umidade, necessárias para o desenvolvimento dos fungos. São exemplos de micoses superficiais a pitiríase vesicolor, as tineas, a candidíase e as onicomicoses. Doença muito comum, especialmente entre jovens, de evolução crônica e recorrente.
Como evitar a suspeita de micoses?
- Atenção: na suspeita de micose deve-se procurar auxílio médico. Os médicos dermatologistas possuem treinamento especializado e atualizado para diagnosticar e tratar as micoses. Hábitos higiênicos são importantes na prevenção das micoses. Usar somente o próprio material ao ir à manicure.