Qual a obra mais importante de Portinari?
Índice
- Qual a obra mais importante de Portinari?
- Quem foi Cândido Portinari e qual sua importância?
- Porque Portinari é tão importante?
- Qual foi o estilo que Portinari usou em suas obras?
- Quais foram as profissões de Cândido Portinari?
- Qual a profissão de Portinari?
- Qual a importância de Cândido Portinari para o modernismo?
Qual a obra mais importante de Portinari?
O lavrador de café Uma das mais emblemáticas obras de Cândido Portinari é O lavrador de café. Produzida em 1934 com tinta a óleo, a tela de 100 x 81 cm faz parte do acervo do MASP. Nessa obra Portinari retrata a figura de um lavrador apoiando-se em sua enxada.
Quem foi Cândido Portinari e qual sua importância?
Candido Portinari (1903-1962) foi um pintor brasileiro, um dos principais nomes do Modernismo. Suas obras alcançaram fama internacional, entre elas, o painel Guerra e Paz, na sede da ONU em Nova Iorque, e a série Emigrantes, do acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP).
Porque Portinari é tão importante?
Um dos pintores brasileiros mais festejados do século 20, Portinari foi o artista que conseguiu retratar questões sociais sem desagradar ao governo, aproximar-se da arte moderna européia sem perder a admiração do grande público.
Qual foi o estilo que Portinari usou em suas obras?
Nas suas pinturas, notamos sua proximidade com o cubismo e o surrealismo, correntes artísticas das vanguardas europeias, além da influência até mesmo dos muralistas mexicanos, especialmente, em seus painéis.
Quais foram as profissões de Cândido Portinari?
Candido Portinari foi um importante artista plástico brasileiro da fase modernista. Reconhecido mundialmente, recebeu diversos prêmios e participou de inúmeras exposições. Além da pintura, Portinari também se dedicou à ilustração, gravura e à docência, sendo professor de artes plásticas.
Qual a profissão de Portinari?
Pintor Artista de belas artes Candido Portinari/Profissões
Qual a importância de Cândido Portinari para o modernismo?
Cândido Portinari foi influenciado pelo modernismo europeu, no entanto, não deixou de criar uma arte expressivamente brasileira em suas temáticas. Em suas obras, o artista conseguia retratar as questões sociais sem desagradar ao governo de sua época.