É possível detectar gravidez no exame Papanicolau?

É possível detectar gravidez no exame Papanicolau?
Com o resultado do preventivo, é possível diagnosticar precocemente condições como IST's, infecções vaginais, tumores e lesões precursoras do câncer de colo uterino (comumente causado pelo vírus HPV). Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, o exame de prevenção não é capaz de detectar a gravidez da mulher.
Quando devo me preocupar com o resultado do preventivo?
A conduta diante de uma achado de exame de Papanicolau com ASCUS, é repetir o exame em 6 meses. Em mulheres acima de 30 anos, pode-se também optar pela coleta de captura híbrida do HPV. Caso este resultado seja positivo, a mulher deve ser encaminhada direto para colposcopia.
É normal dar inflamação no Papanicolau?
Quando o resultado do preventivo indica inflamação, pode significar a presença de uma infecção vaginal. Segundo a médica, inflamações inespecíficas descritas no exame devem ser correlacionadas com o exame físico realizado, assim, é possível direcionar o tratamento específico se for necessário.
Quem está com suspeita de gravidez pode fazer preventivo?
Sim, gestante pode fazer o Papanicolau. O exame geralmente faz parte de sua primeira consulta pré-natal para detectar células cervicais anormais no início da gestação.