adplus-dvertising

Qual a forma de reprodução do mico-leão-dourado?

Índice

Qual a forma de reprodução do mico-leão-dourado?

Qual a forma de reprodução do mico-leão-dourado?

O período de reprodução do mico-leão-dourado vai de setembro a novembro e de janeiro a março, podendo se reproduzir uma ou duas vezes durante o ano. Em geral, cada gestação produz dois filhotes gêmeos, que nascem entre setembro e março, quando há grande disponibilidade de frutas e insetos.

Como o mico-leão-dourado dissemina sementes?

Dispersão de sementes Quando um mico-leão engole sementes, elas muitas vezes passam intactas por seu trato digestivo. Quando o mico-leão defeca, as sementes são depositadas em um local distante da árvore-mãe. Ao realizar esse transporte, os micos-leões ajudam as árvores a espalhar suas sementes pela floresta tropical.

Qual a classe do mico-leão-dourado?

Mamíferos Mico-leão-dourado/Classe

Quem é o mico-leão-dourado?

  • O nome científico do mico-leão-dourado é Leontopithecus rosalia e foi descrito em 1766 por Lineu. Existem quatro espécies de micos-leões , que apresentam diferentes características e vivem em regiões separadas, mas todos são endêmicos da Mata Atlântica e têm hábitos semelhantes.

Qual o período de reprodução do mico-leão-dourado?

  • Um estudo demonstrou que os micos-leões podem também ingerir bananas provenientes de plantações comerciais que se localizam ao lado das florestas que habitam. O período de reprodução do mico-leão-dourado vai de setembro a novembro e de janeiro a março, podendo se reproduzir uma ou duas vezes durante o ano.

Por que o mico-leão-dourado está em perigo de extinção?

  • Segundo a "Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção”, publicada em 2014 pelo Ministério do Meio Ambiente, o mico-leão-dourado encontra-se em perigo de extinção (EN). Também está incluído na lista vermelha do IUCN. O mico-leão-dourado é endêmico da Mata Atlântica, ou seja, é encontrado exclusivamente nesse bioma.

Quais são as espécies de mico-leão?

  • Na família Callitrichidae, que abriga os saguis e micos, destacam-se as quatro espécies de mico-leão, pela exuberante beleza e importância ecológica: o mico-leão-da-cara-preta, o mico-leão-preto, o mico-leão-da-cara-dourada e o mico-leão-dourado. Este último, cujo nome científico é Leontopithecus rosalia, é endêmico da Mata Atlântica.

Postagens relacionadas: