O que pode acontecer com um bebê que aspira mecônio?
Índice
- O que pode acontecer com um bebê que aspira mecônio?
- Como saber se o bebê aspirou?
- Como saber se o bebê ingeriu mecônio dentro da barriga?
- Quando ocorre a eliminação de mecônio?
- Por que o mecônio é liberado?
- Quando é eliminado o mecônio do intestino?
- Como fazer o diagnóstico de síndrome de aspiração de mecônio?

O que pode acontecer com um bebê que aspira mecônio?
O mecônio aspirado para dentro dos pulmões causa inflamação dos pulmões (pneumonite) e aumenta o risco de infecção pulmonar. O recém-nascido com síndrome de aspiração de mecônio também corre um risco mais elevado de ter hipertensão pulmonar persistente do recém-nascido.
Como saber se o bebê aspirou?
A aspiração também deve ser considerada quando ocorre o primeiro quadro súbito de chiado no peito em crianças sem casos de alergia na família. “Tosse persistente espasmódica, chiado no peito, falta de ar súbita e rouquidão são sinais sugestivos de que pode ter ocorrido aspiração de corpo estranho.
Como saber se o bebê ingeriu mecônio dentro da barriga?
O mecônio nada mais é do que o primeiro cocô do bebê, e ele pode sair depois do nascimento ou ainda dentro do útero. Se o bebê defecar na barriga, exames mostrarão o líquido amniótico verde – e é aí que os mitos começam a interferir na rotina médica.
Quando ocorre a eliminação de mecônio?
- O mecônio é a matéria fecal estéril verde escura produzida pelos intestinos antes do nascimento. Geralmente, a eliminação de mecônio ocorre após o nascimento quando o recém-nascido começa a se alimentar, mas às vezes, ele é eliminado no líquido amniótico antes ou perto da época de nascimento.
Por que o mecônio é liberado?
- Se o mecônio liberado é porque simplesmente o bebê está com o sistema digestivo maduro para isso, não há motivo para pânico. É um processo natural. Mas, quando o mecônio é resultado de uma situação de estresse, pode ocorrer sofrimento fetal, que é um quadro que pode ser motivo para uma cesárea de emergência.
Quando é eliminado o mecônio do intestino?
- O mecônio é eliminado nas primeiras 24 horas após o nascimento devido ao estímulo da primeira amamentação. Após 3 a 4 dias, pode-se notar uma mudança na cor e consistência das fezes, o que indica que o intestino consegue desempenhar corretamente sua função.
Como fazer o diagnóstico de síndrome de aspiração de mecônio?
- O médico faz o diagnóstico de síndrome de aspiração de mecônio tomando por base a presença de mecônio no líquido amniótico no momento do nascimento, angústia respiratória e em resultados alterados nas radiografias do tórax. Culturas de sangue podem ser feitas para procurar por determinados tipos de bactérias.