O que o Novo Código Civil trouxe de mudanças para o conceito de empresa?
Índice
- O que o Novo Código Civil trouxe de mudanças para o conceito de empresa?
- Como é definido o empresário após o novo Código Civil?
- Qual conceito jurídico foi revogado pelo novo Código Civil de 2002?
- Qual foi a alteração promovida pelo Novo Código Civil Lei 10.406 2002 que adotou a teoria da empresa em relação ao Código Comercial de 1850 que adotou a teoria dos atos do comércio?

O que o Novo Código Civil trouxe de mudanças para o conceito de empresa?
Ao positivar a teoria da empresa, o novo Código Civil passa a regular as relações jurídicas decorrentes de atividade econômica realizada entre pessoas de direito privado. Evidentemente, várias leis específicas ainda permanecem em vigor, mas o cerne do direito civil e comercial passa a ser o novo Código Civil.
Como é definido o empresário após o novo Código Civil?
O artigo 966 do Novo Código Civil traz a definição de quem é considerado empresário assim definido: “Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços”.
Qual conceito jurídico foi revogado pelo novo Código Civil de 2002?
Sendo omisso o Código Civil na disciplina da sociedade limitada, aplica-se supletivamente as normas da sociedade simples (art. 1.053, Código Civil 2002) ou da sociedade anônima, caso o contrato social assim dispor (parágrafo único, art. 1053, Código Civil 2002).
Qual foi a alteração promovida pelo Novo Código Civil Lei 10.406 2002 que adotou a teoria da empresa em relação ao Código Comercial de 1850 que adotou a teoria dos atos do comércio?
O Código Civil promulgado em 2002 adotou a chamada teoria da empresa em substituição a ultrapassada teoria dos atos de comércio de origem francesa, que adotava como forma de distinção entre as sociedades civis e comerciais unicamente a natureza da atividade desenvolvida pelo empreendedor.