Qual o significado da divisão do Muro de Berlim?

Qual o significado da divisão do Muro de Berlim?
A queda do muro de Berlim, construído em 1961, representeou o fim da divisão existente entre as Alemanhas e foi um marco do enfraquecimento do socialismo no mundo. ... Ele separou a cidade em Berlim Oriental e Berlim Ocidental durante mais de 28 anos, desde sua construção em 1961 até a sua derrubada em 1989.
O que causou a queda do Muro de Berlim?
A queda do Muro de Berlim foi um ato apenas simbólico, mas marcou o início de um processo político que culminou com a reunificação da Alemanha. O chanceler da Alemanha Ocidental, Helmut Kohl, engajou-se para isso e, no dia 3 de outubro de 1990, a Alemanha reunificava-se e o lado socialista deixava de existir.
Onde ficava o muro de Berlim?
- Berlim ficava a 180 quilômetros da fronteira com a Alemanha capitalista. O muro dava a volta completa em torno de todo o lado ocidental da cidade. Com 155 quilômetros de extensão, ele passava por áreas habitadas, bosques e até pelo rio Spree, onde, além de barreiras submersas, havia a vigilância constante de barcos de patrulha.
Qual a origem do Muro de Berlim Oriental?
- Com 1,4 km de extensão, o Muro ocupou quase toda sua área e os edifícios contíguos tiveram suas janelas emparedadas. Ali, se produziu a primeira vítima mortal que tentou escapar de Berlim Oriental, em 22 de agosto de 1961, quando uma moradora saltou do terceiro andar e veio a falecer com a queda.
Como o muro de Berlim marcou a polarização do mundo?
- Como o Muro de Berlim foi o principal símbolo da divisão do mundo entre o capitalismo de Estado soviético e o capitalismo ocidental, sua queda também marcou o fim da polarização do mundo entre EUA e URSS.
Como o muro de Berlim transformou-se no símbolo da Guerra Fria?
- O Muro de Berlim transformou-se no principal símbolo da Guerra Fria. O Muro de Berlim e seu sistema de controle fronteiriço estendiam-se por cerca de 155 km, dividindo a cidade por todo seu centro.