adplus-dvertising

Como funciona a análise de vibração?

Índice

Como funciona a análise de vibração?

Como funciona a análise de vibração?

COMO FUNCIONA A ANÁLISE DE VIBRAÇÃO? Como dito anteriormente, todos os equipamentos emitem vibrações, e estas podem ser captadas com equipamentos de detectam as frequências delas. ... No PC, a análise é realizada com um espectro de frequências, e estas podem ser distinguidas pela amplitude.

O que é análise de vibração o que sua utilização pode garantir?

A análise de vibração tem o objetivo de analisar as variações nas vibrações das máquinas. A partir dessa análise, é possível identificar problemas capazes de prejudicar o desempenho dos equipamentos, o que nos permite reconhecer quais máquinas necessitam de mais atenção da manutenção.

Quais os tipos de análise de vibração?

Os sistemas de instrumentação para a monitoração periódica de vibração podem ser classificados em três níveis:

  • Medidor de vibração de nível global (sem filtro) ...
  • Medidor de vibração com análise de frequência (com filtro) ...
  • Analisadores de frequência.

Quais são as falhas que uma análise de vibração pode detectar em uma máquina?

Existem vários tipos de falhas que podem ser detectados em máquinas rotativas através das técnicas de análise de vibração:

  • Desgaste em rolamentos.
  • Afrouxamento mecânico.
  • Cavitação.
  • Eixo empenado.

Para que serve a análise de vibração?

Para que serve a Análise de VIBRAÇÃO? A Análise de Vibração é o processo que visa descobrir as falhas em componentes móveis de um equipamento e, ainda, verifica a taxa de variação das forças dinâmicas geradas.

O que é RMS em análise de vibração?

RMS: É a medida de nível mais relevante, porque leva em consideração o histórico no tempo da onda e dá um valor de nível o qual é diretamente relacionado à energia contida, e portanto, à capacidade destrutiva da vibração.

Qual a importância da análise de vibração?

A análise de vibração, como o próprio nome diz, visa analisar as variações nas vibrações das máquinas. Ao avaliar alguma alteração nela, é possível prever problemas que podem vir a ocorrer no desempenho dos equipamentos, além de determinar quais peças ou elementos necessitam de manutenção.

Quais são os dois tipos de sensores para análise de vibração?

Os tipos gerais de sensores de vibração incluem sensores de deslocamento, sensores de velocidade e acelerômetros. Sendo os acelerômetros as melhores opções por conta de sua simplicidade, aliada com uma fácil instalação e sua alta sensibilidade.

Como medir a vibração de um motor?

Acelerômetros. A maneira mais difundida industrialmente de medir e analisar a vibração de um componente é com acelerômetros conectados a analisadores de vibração, conforme as imagens a seguir.

Quando se analisa a vibração de um equipamento através da análise espectral quais os dois componentes de sinal de vibração que se busca encontrar?

Embora possam ser utilizadas várias técnicas sofisticadas, os dois métodos mais fundamentais para a apresentação de dados de vibração são a forma de onda do tempo (amplitude em função do tempo) e o espectro de frequência (amplitude em função da frequência).

Quais os benefícios da análise de vibrações?

  • A análise de vibrações proporciona benefícios significativos para otimizar o desempenho e a manutenção de uma ampla gama de ativos industriais. O desafio é como implementá-lo efetivamente. As leituras manuais capturadas periodicamente podem colher informações úteis, mas a condição da máquina evolui continuamente.

Quais são os métodos de apresentação de dados de vibração?

  • Embora possam ser utilizadas várias técnicas sofisticadas, os dois métodos mais fundamentais para a apresentação de dados de vibração são a forma de onda do tempo (amplitude em função do tempo) e o espectro de frequência (amplitude em função da frequência). Com base nas características de um sistema, é possível modelar seu espectro de vibração.

Quando os dados de vibração são revelados?

  • Os dados de vibração podem revelar-se quando o equipamento quebrou soldas ou parafusos, se as barras do rotor em um motor estão intactas, se o entreferro entre o rotor e o estator no motor não for concêntrico, etc. Os dados de vibração podem alertar as equipes de manutenção para estruturais ou rotativas solidez ou presença de ressonância.

Como o registro das vibrações é feito?

  • O registro das vibrações é captado por meio de sensores colocados em pontos estratégicos das máquinas e equipamentos que transformam a energia mecânica de vibração em sinais elétricos. Esses sinais elétricos por sua vez são encaminhados para os aparelhos registradores de vibrações ou para os aparelhos analisadores de vibrações.

Postagens relacionadas: