adplus-dvertising

Que o Iluminismo não defendia?

Índice

Que o Iluminismo não defendia?

Que o Iluminismo não defendia?

Resposta: O Iluminismo não defendia um pensamento Irracional ( por assim dizer), voltado para crenças ( religiosas, misticismo, etc..) Explicação: O pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem.

O que o movimento Iluminismo defendia?

O Iluminismo foi um movimento intelectual, filosófico e cultural que surgiu durante os séculos XVII e XVIII na Europa e defendia o uso da razão contra o antigo regime e pregava maior liberdade econômica e política.

Quais os principais ideais defendidos pelo Iluminismo?

Os ideais iluministas giravam em torno da liberdade, do progresso e do homem. O movimento queria amenizar as desigualdades sociais e garantir os direitos naturais do indivíduo, como a liberdade, a propriedade, a vida e a defesa.

Quais são as principais ideias do iluminismo?

Chamado de “século das luzes”, o iluminismo trouxe ideias voltadas à razão para deslegitimar o modelo de estado predominante na época. Seu ideal era defender a liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e afastamento entre igreja e estado.

Qual a origem da palavra Iluminismo?

  • A palavra iluminismo remete ao movimento que desejava clarear, iluminar a sociedade europeia que, para os pensadores da época, encontrava-se nas trevas, principalmente por causa de crenças religiosas da igreja católica.

Por que os iluministas defendem o liberalismo?

  • Em relação ao mercado, os iluministas passaram a defender o liberalismo, querendo tornar menos rígidas as leis que defendiam o comércio interno e evitavam a interferência do mercado exterior. Acreditavam que a economia deveria gerir o estado e não o contrário.

Qual a diferença entre o Iluminismo e a burguesia?

  • Suas ideias se difundiram principalmente entre a burguesia, que detinha a maior parte do poder econômico. Entretanto, não possuíam nada equivalente em poder político e ficavam sempre à margem das decisões. O iluminismo rejeitava a herança medieval e, por isso, passaram a chamar este período de "Idade das Trevas".

Quem são os defensores da corrente iluminista?

  • Os defensores da corrente de pensamento iluminista eram contra os conhecimentos vindos da era medieval e passaram a chamá-la de idade das trevas. Eles são os grandes responsáveis pela crença de que nada de bom aconteceu nessa época precedente das suas ideologias. O Iluminismo é contra o Mercantilismo e o Absolutismo da monarquia.

Postagens relacionadas: