O que acontece quando o colesterol bom está muito baixo?

O que acontece quando o colesterol bom está muito baixo?
Quando os valores do HDL estão menores que 40 mg/dL, é preciso ficar alerta à possibilidade do aparecimento de doenças perigosas, principalmente as cardiovasculares. Isso porque o acúmulo de gordura nos vasos interrompe a passagem do sangue, o que pode desencadear complicações como: Acidente vascular cerebral (AVC);
Como posso saber que estou com HDL baixo?
- Como eu posso saber que estou com HDL baixo? Os sintomas do colesterol baixo, geralmente, são silenciosos, daí a importância de se consultar com um especialista e realizar exames de sangue periódicos. Algumas situações podem denotar que os seus níveis de colesterol estão abaixo do aceitável.
Quais são os riscos do HDL baixo?
- Doenças arteriais. Obviamente, os riscos do HDL baixo são bem maiores em pessoas que possuem LDL e VLDL altos. No caso de indivíduos que já possuem problemas como diabetes, hipertensão, obesidade e tabagismo, equilibrar esse fator é ainda mais necessário.
Como aumentar os níveis de HDL?
- Cálcio: De acordo com uma pesquisa publicada no American Journal of Medicine, tomar cálcio pode ajudar a elevar seus níveis de HDL. No estudo, participantes que tomaram diariamente um suplemento contendo 1.000 mg de cálcio tiveram viram seus níveis de HDL aumentar em 7%.
Por que é tão difícil elevar o HDL?
- Por que é tão difícil elevar o HDL? Na grande maioria dos casos, o HDL baixo tem uma origem genética. O paciente tem HDL baixo porque o seu organismo produz pouco HDL naturalmente. Além disso, os valores podem ser ainda mais reduzidos por maus hábitos de vida, como má-alimentação, sedentarismo e tabagismo.