adplus-dvertising

Quem tem o vírus HPV pode ter parto normal?

Índice

Quem tem o vírus HPV pode ter parto normal?

Quem tem o vírus HPV pode ter parto normal?

Normalmente, o HPV não é contraindicação para o parto normal, mas quando as verrugas genitais são muito grandes pode ser indicada cesárea ou cirurgia para retirar as verrugas. Apesar de haver risco da mãe transmitir o vírus do HPV para o bebê durante o parto, não é comum o bebê ficar contaminado.

O que o HPV causa no feto?

Entretanto, o HPV geralmente não causa problemas na gravidez, e nem afeta a saúde do seu bebê. O que acontece é que as alterações hormonais e da imunidade, características dessa fase, podem fazer as verrugas decorrentes do vírus crescerem mais rápido do que o normal.

Quem tem o vírus do HPV pode amamentar?

Pode amamentar sim sem problema. O antecedente de infecção pelo vírus HPV não interfere na amamentação materna e não passa para o bebê.

Em qual situação é indicada a realização de cesárea em gestante com HPV?

“Em raras circunstâncias, a cesárea é indicada para gestantes com verrugas genitais que causam obstrução do canal de parto ou nos casos nos quais o parto vaginal resultará em um sangramento excessivo devido à laceração das lesões verrucosas”, esclarece, dr.

É normal aparecer verrugas na vagina na gravidez?

Na gestação, as lesões condilomatosas que são causadas poderão atingir grandes proporções, seja pelo aumento da vascularização, seja pelas alterações hormonais e imunológicas que ocorrem nesse período¹. Preferencialmente, as lesões devem ser tratadas no segundo trimestre gestacional¹.

Quais são os sintomas da infecção pelo HPV?

  • A infecção pelo HPV não apresenta sintomas na maioria das pessoas. Em alguns casos, o HPV pode ficar latente de meses a anos, sem manifestar sinais (visíveis a olho nu), ou apresentar manifestações subclínicas (não visíveis a olho nu).

Quando deve ser feito o tratamento para o HPV na gravidez?

  • O tratamento para o HPV na gravidez deve ser feito até a 34ª semana de gravidez, de acordo com a orientação do obstetra, isso porque é importante promover a cicatrização das verrugas antes do parto para evitar a transmissão do vírus para o bebê. Assim, pode ser recomendado pelo médico a realização de:

Quais são as formas mais frequentes de HPV?

  • Hoje, há dois modelos de vacina: a bivalente, que protege contra os tipos mais comuns de HPV de alto risco (o 16 e o 18) e a quadrivalente, que inclui as variantes 6 e 11, de baixo risco. Na rede pública, a versão completa, contra as quatro as formas mais frequentes do vírus, está disponível gratuitamente apenas para meninas de 9 a 13 anos.

Como fazer um exame contra o HPV?

  • Outra medida preventiva contra o HPV é fazer, regularmente, o Papanicolau – mesmo se você não estiver grávida. “Esse exame mostra se há uma sugestão de infecção ou até uma lesão mais séria”, alerta Ricardo Breitbarg, do Samaritano.

Postagens relacionadas: