Como é realizada a Cirtometria do tórax?
Índice
- Como é realizada a Cirtometria do tórax?
- Qual valor normal da mobilidade torácica?
- Como medir a expansibilidade torácica?
- Como medir a caixa torácica?
- Como se faz a perimetria?
- O que é a mobilidade torácica?
- Para que serve a mobilidade torácica?
- O quê expansibilidade torácica?
- Qual a forma mais eficiente de avaliar a simetria da expansibilidade torácica?
- O que é a medida do tórax?
Como é realizada a Cirtometria do tórax?
Resumo - A cirtometria é a técnica mais utilizada pelos fisioterapeutas para avaliação da mobilidade torácica, da qual se obtêm pela diferença entre a inspiração e a expiração máximas mensurada por meio de uma fita métrica não distensível ao redor do tórax.
Qual valor normal da mobilidade torácica?
Fazendo uma revisão histórica da técnica de cirtometria, em 1984, Azeredo descreveu a técnica citando quatro regiões de mensuração (Axilar, mamilar, xifoideana e basal) com valores normais para um adulto jovem em torno de 7 centímetros [4].
Como medir a expansibilidade torácica?
A expansibilidade torácica foi avaliada através da cirtometria no 4º espaço intercostal em inspiração máxima e em expiração máxima e também através da biofotogrametria computadorizada torácica antero-posterior, subcostal e látero-lateral e a capacidade vital através da espirometria.
Como medir a caixa torácica?
como medir o tórax
- Busto: Posicione a fita métrica sobre os mamilos, dando a volta no corpo pelas costas.
- Tórax: Logo abaixo dos seios, meça toda a circunferência, também dando a volta em seu corpo.
- Cintura: Contorne sua cintura mais ou menos dois dedos acima da altura do umbigo.
Como se faz a perimetria?
As medidas devem ser feitas com fita métrica em intervalos de tempo periódicos e sempre pelo mesmo terapeuta. Nos membros superiores, tem-se como ponto de referência à fossa cubital. São realizadas mensurações da circunferência a cada 5cm acima e abaixo da fossa cubital.
O que é a mobilidade torácica?
No caso da coluna torácica é a mobilidade. Quando uma articulação está com sua necessidade primária faltando, a articulação diretamente acima ou abaixo dela começa a compensar. Ou seja, rigidez em uma articulação torna outra articulação muito móvel.
Para que serve a mobilidade torácica?
Essa articulação permite os movimentos de flexão, extensão, abdução, adução, rotação interna, externa e circundução, além de suportar o peso do tronco e dissipar as forças para os membros inferiores. Ela também pode ser responsável por dores nos joelhos ou na coluna lombar, caso exista uma falta de mobilidade.
O quê expansibilidade torácica?
A expansibilidade pode ser normal ou diminuída (unilateral ou bilateralmente). Conceito: é o exame das vibrações percebidas pela mão do examinador, encostada na parede torácica, quando o paciente emite algum som. Procedimento: Antes e após examinar um paciente lave as mãos.
Qual a forma mais eficiente de avaliar a simetria da expansibilidade torácica?
A cirtometria é um método utilizado para avaliar a expansibilidade torácica de fácil realização e por isso muito usado na prática clínica.
O que é a medida do tórax?
PASSO 1: TÓRAX O tamanho do tórax num sutiã é a área bem abaixo dos seios. Meça firmemente em torno de sua caixa torácica, das costas vindo até bem abaixo dos seios. A fita métrica deve ser colocada horizontalmente em torno de seu corpo e não deve cair ou subir nas costas.